sábado, 7 de janeiro de 2012

É Cartão !

Como de costume,acordei e fui checar as notícias e,pasmem,o ano mudou mas,infelizmente,parece que foi só isso.
Lá estava,em todos os sites de esportes,uma nova denuncia de corrupção na arbitragem brasileira.
Fiquei parada,lendo,relendo e presa a simples constatação,me perguntando para onde correr,o que fazer com o fato consumado que já virou lugar comum.
Sempre defendi a arbitragem profissional,quem exerce uma atividade como "bico",raramente se sente na obrigação de leva-la a sério,pelo contrario,costuma agir como se prestasse favor,mas,não sou ingênua a ponto de achar que o fato de ser profissional,afaste a desonestidade,talvez implique em consequencias mais pesadas,mas caráter não nasce com a carreira que escolhemos.
Toda vez que numa roda de amigos,num programa de TV,ou durante um jogo o papo cai no comportamento da arbitragem,sinto uma incontrolável vontade de ir à cozinha beber uma água,ao banheiro ou simplesmente mudar de canal,porque é irritante esse bate boca que não leva a lugar nenhum.Primeiro,apezar do que dizem,a regra não tem nada de clara,já que tudo depende da interpretação de um cidadão passível de todas as mazelas que o restante dos mortais;segundo,o árbitro errou,o árbitro acertou,é corrupto,não é,e fica por isso mesmo.Todo mundo se descabelando,comentaristas vociferando,torcedores xingando,os jornais lotados de denuncias e no próximo jogo,"tudo como dantes no quartel de Abrantes" ,então de que adianta?
Para quem se dirigem estas denuncias? Onde fica a "corregedoria" desta gente?Quem averigua e pune os casos comprovados,aliás,como se comprova se parece que todos tem telhado de vidro? Enquanto isso,o torcedor,que paga seu ingresso com sacrifício,faz o que além de ser chamado de louco quando acha que seu time foi garfado?
No fundo,sinto uma falta danada do tempo em que,para mim,futebol era só o que eu via na TV ou no Maraca e durava somente os noventa minutos da partida,quando acabava era como se despertasse de um sonho,de um universo a parte.Ás vezes,a ignorância é uma benção,principalmente quando saber ou não,parece não fazer diferença para os fatos ou para os envolvidos.
É, não falei?Ano novo,vida nova!

Nenhum comentário:

Postar um comentário