terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Ano Novo , Vida Nova !

E 2012 deu o ar de sua graça! 
Para ser bem franca,acho tudo isso meio doido, entendo,percebo e até faço uso do recurso de ver o tempo de maneira fracionada,mas,na prática,é doidisse né gente?
Não é porque a segunda se foi e começou a terça,ou Dezembro acabou e deu lugar a Janeiro,que a vida ou os hábitos ou a nossa famigerada rotina,muda.
Quem dera fosse simples assim,que com a noite,os fogos,a festa e os desejos revelados,as coisas,por osmose,mudassem. Toda vez que os doze meses do que conhecemos como ano se findam e um novo ciclo se inicia,um oceano de esperanças banha todo mundo,promessas são proferidas,acordos consigo mesmo são feitos,mas,infelizmente,para a grande maioria,acaba aí. No fim do próximo ciclo,tome lentilha,romã,flores para Yemãnjá,mais esperanças,e,claro,os lindos mas profundamente irritantes, fogos de artifício.
Acontece que sou humana,não vivo isolada a ponto de não ser contagiada por este eufórico clima de pensamento mágico e também tenho meus desejos e gostaria de vê-los concretizados,então lá vai minha listinha:
Que tal uma educação pública de qualidade? Professores bem remunerados,com tempo para cursos de especialização e aprimoramento,turmas pequenas que dessem aos mestres condições de realmente conhecer seus alunos,escolas bem equipadas,ensino voltado para a formação de cidadãos,que tal esse para começar?
Também quero segurança,poder ir e vir a qualquer hora do dia ou da noite,caminhar tranquila pelas ruas de qualquer cidade do país,sem sustos ou medos,poder confiar na polícia sem restrições,já que os policiais serão bem pagos e terão planos de carreira excelentes,morarão com dignidade e verão seu local de trabalho bem equipado,seus superiores zelando pela vida dos seus subordinados e todos sentirão orgulho da função que exercem.
E a saúde,ja´pensou? Hospitais públicos melhores que os particulares com escalas de plantão que atendam todas as necessidades da população,seja a que hora  for? Nada de filas para exames ou consultas,cirurgias,marcadas ou de emergência,com toda a segurança,centros cirúrgicos,tratamentos,tudo tinindo,funcionando com a qualidade que todo brasileiro merece e paga!Que tal hein?
Criança na rua,sem escola ou moradia,roubando,fumando crack ou mendigando? Nem pensar! Todas estudando,curtindo a infância como merecem,alimentadas,vestidas,protegidas,felizes,acolhidas em locais onde terão uma vida justa,produtiva, repleta de cuidados e carinhos e com as mesmas oportunidades e chances que qualquer outra de construir um futuro digno,de sucesso.
E o futebol? Ah meu futebol... Ricardo Teixeira e sua corja no XI-LIN-DRÓ,como dizia minha mãe,cartolas responsáveis,que colocam o bem estar do clube acima de interesses pessoais,que trabalham com afinco e generosidade sem esquecer um só minuto do real significado deste esporte para o Brasil,divisões de base de dar orgulho,que pensem o jogador e o ser humano em formação,calendários mais inteligentes,direitos de TV mais democráticos,estádios sem dinheiro público,ingressos mais baratos que garantam o acesso de todos com conforto e segurança,árbitros profissionais que honrrem sua função,mais comentaristas e menos futurologistas,não seria tudo de bom?
Sonhar não custa nada,até faz bem para a saúde,mas,tudo isso que escrevi só é ainda um sonho porque nos esquecemos que não basta dezembro acabar,nem comer lentilha,nem pedir a Yemânjá,se não estivermos dispostos a mudar nossos hábitos,nossas prioridades,nosso jeito,meio sem jeito,de votar,de cobrar,de fazer.Seja o que for que quisermos,seja para quem for,se não metermos a mão na massa e nos responsabilizarmos por nossas escolhas,nada sai do plano do desejo e sem se importar com o número do ano em que estamos,no final só teremos frustrações e lamentos,por isso o que eu quero para mim e para todo mundo,é muita ação,trabalho duro e consciente,participação na própria vida e nos rumos do país!

                      FELIZ   2012!!!!
 
         

                 
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário