quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Só 3 perguntinhas, pode?

Alô Alô Minha gente! Sabe aquela música do Legião Urbana,em que se perguntava ¨Que país é esse?¨, então , tô verde me fazendo essa pergunta sem saber se quer por onde começar a procurar a resposta.Ligo a TV de manhã,para me servir de fundo enquanto deslizo frenética com a vassoura pela casa . Me deparo com a Ana Maria Braga,não dando a receita de uma inusitada macarronada mas entrevistando uma menina de 14 anos que teve o rosto todo retalhado por uma colega de classe porque,aparentemente,agora é moda as meninas se atracarem nas escolas,arrancando sangue umas das outras para serem filmadas e divulgadas na Internet.Com cara de aparvalhada,a loira entrevistadora pergunta a tal menina,a troco de que é tão importante para elas agirem daquela maneira e serem filmadas e sabe qual foi a resposta? ¨¨Para mostrar que somos fortes, poderosas e que a nossa escola é melhor do que as outras¨. 1º pergunta: Em que ponto exatamente,se perdeu de tal forma a noção das coisas que agora nos encontramos num lugar onde crianças acreditam que força,poder e boas escolas são sinonimos de violência gratuita e exibicionismo? 

Tudo bem,mudo de canal e ao invés da vassoura,tenho agora um rodo e um pano de chão na mão,vou assistir ao jornal. Encosto o rodo e presto atenção,o Ministro da educação está falando.Ele parece estar meio desconfortável então tento entender o que se passa.Ah tá,mais um ano onde os alunos se preparam para o ENEM e tudo dá errado. Perguntas sem respostas,gabaritos errados,conteúdos desconexos e a possibilidade da prova ser refeita e novamente,por conta do tempo,dessa vez das matrículas,as universidades não usarem os resultados das provas.2º pergunta: Não tem um ditado que diz que ¨errar é humano e persistir no erro é burrice¨?


Chega! Casa arrumada,vou pegar um café e desfrutar tranquila daquilo que realmente gosto:futebol. Zapeio no controle procurando o que mais me agrade.O Curitba está na primeirona novamente!Parabéns ao ¨Coxa¨! Próximo assunto: Copa do Mundo. Debatedores em polvorosa,o estádio de abertura dos jogos foi anunciado pela CBF: É o estádio do Coríntias... mas escuta,o Coríntias não tem estádio,ainda vai ser construído e, segundo o seu presidente,somente para 45 mil pessoas e a FIFA determina que para a Copa, o mínimo seja de 60 mil. E o resto? quem vai pagar? O Coríntias diz que não paga,a iniciativa privada eu duvido,no máximo uma parte, então quem vai coçar o bolso? Ah,sou eu com os meus impostos,igual no PAM né ? E eu nem sou corintiana, não sou se quer Paulista,provavelmente nem assistir aos jogos da Copa ao vivo eu vou mas democraticamente parece que pagar..... .3º pergunta: Me reponde aí, Renato Russo, você que já está noutra e deve ter  um entendimento melhor do inacreditável: 
¨Que país é esse?¨
 (publicado originalmente em 10/11/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário