quarta-feira, 30 de março de 2011

¨Se Oriente Rapaz ¨

Alô Alô Minha Gente! Alô Alô que o sol finalmente saiu e a nêga tá doida pra desabafar! 



Desde a última vez que me sentei aqui para falar,especificamente do que acontece dentro das 4 linhas,muita coisa aconteceu. O Fluminense desandou o doce e Muricy pediu o boné,alegando falta de condições para trabalhar,já que com gramados esburacados,vestiários enfestados de ratos e departamento médico mal equipado,seus jogadores sofriam,ele não conseguia extrair do elenco o que precisava e,consequentemente,não ganhava os jogos. Sendo assim,ficando claro que a prioridade da nova diretoria eram as categorias de base e não o profissional,ele achou melhor puxar o carro.

Outro que também começou a se desmilinguir foi o Botafogo e ¨papai Joel¨,magoado com a torcida e,certamente,com as críticas de alguns jogadores,foi cantar noutro terreiro.

O Vasco,por outro lado,com a chegada de Ricardo Gomes e de alguns reforços,parece estar encontrando o caminho do gol.

Já o Flamengo,está garantido no 2º turno do Carioca,continua invicto mas não tem ganho nem um joguinho se quer. Não tem centro avante,está com um meio campo confuso e o ¨Profexor¨ ... ,é uma ingognita sem o apoio da torcida.

No meio de tudo isso,Rogério Ceni marca seu centésimo gol, Luís Fabiano é apresentado no São Paulo e a novela da volta de Adriano,depois de muita polêmica,acaba com ele indo para o Parque São Jorge.


Acontece,minha gente,que de todas essas notícias,nada me chocou mais do que uma que eu li ontem no site da ESPN.Um menino,de 15 anos,jogador da base do Santos,foi renegociar seu contrato,pedindo valores estratosféricos e luvas de campeão mundial.O contrato,deste menino de 15 anos,cuja tentativa de renegociação,gerou a notícia,já era de 25 mil reais por mês.

Quando eu li este valor,sinceramente,achei que tinha visto errado,me confundido com a vírgula,porque não era possível que um imberbe,na categoria de base,ganhasse um salário desta monta. O que,na vida deste menino,justifica um salário desses? Mesmo que ele seja fenomenal,uma mistura de Messi com Maradona,Pelé e Garrincha,ainda assim,isso para mim é uma completa aberração,uma inversão de valores alucinada. Quer dizer,a família que tem a sorte de ter um moleque bom de bola e que consegue passar numa peneira,vai vampirizar a criança vivendo as suas custas? De onde eu venho,o nome disso é exploração de menor e existe lei federal  que pune este tipo de conduta.

Sou absolutamente a favor de que os clubes invistam em suas categorias de base,que blindem seus pequenos genios,que forneçam a ajuda necessária às suas famílias mas dentro do limite do razoável,25 mil reais por mês é ridículo,ninguém ,salvo doenças graves ou coisa que o valha,precisa deste dinheiro todo para se manter.

Enfim,no meio de tanta insanidade que acontece neste universo duvidoso do futebol sem bola,esta parece ser só mais uma,entretanto ,é bom que fique claro,que não se passa no triturador de lixo os valores de um cidadão em formação,sem que isso cobre,mais tarde,um preço muito alto. Só que aí,que diferença faz se o moleque cresceu torto não é mesmo,todo mundo já tirou uma casquinha ?!

2 comentários:

  1. Legal seu blog.
    Muito bom seu texto.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Nada haver, mas é que senão vou esquecer... o link pras cartas tá aqui:
    http://indodevagar.wordpress.com/2011/03/31/rir-ainda-e-o-melhor-remedio-ou-the-soda-graves-tarot/

    Já tem mais umas 3 ou 4 prontas que vou subir qdo chegar em casa então guarda o link e checa de tempo em tempo. Lembra de clicar na 1a carta e ir navegando (abaixo da carta, à direita, tem link pra carta seguinte. Se sua analfamicrisse atrapalhar, pede pro J ajudar! :P )

    ResponderExcluir