quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Rabanada E Bom Humor

Então,de maneira lenta e progressiva,como convém as vinte e quatro horas que se espalham por cada um dos trezentos e sessenta e cinco dias do ano e numa velocidade de assustar até a luz,chegou o Natal e Natal é aquela data onde todos os anos reunimos a família e essa tal de família...
Reunir todos aqueles que comungam conosco laços de sangue e seus respectivos desdobramentos é no mínimo divertido,claro que isso se você for daquelas pessoas abençoadas com a capacidade de rir até de si mesma.
Família é mesmo um trem danado de esquisito, ao mesmo tempo que funciona como um porto seguro, um laboratório de experimentação de relações pessoais , é também um barril de pólvora prontinho para explodir a qualquer descuido e no Natal, talvez por conta da necessidade que temos de fazer com que tudo saia perfeito,parece que as emoções se potencializam.
Eu, de maneira irônica e brincalhona,costumo dizer que família é bom na fotografia, onde o amor e a saudade estarão para sempre protegidos numa doce calda de lembranças românticas,que transforma até os momentos mais difíceis e perturbadores em retratos do paraíso e a  medida que as crianças crescem,os pais envelhecem, os núcleos aumentam, esta minha máxima vai ficando cada vez mais premente. Na prática , entretanto,não é bem assim,somos animais gregários, precisamos da presença do outro e por mais velhos que estejamos,o ninho é sempre um lugar para onde queremos voltar,mesmo que só por algumas horas.
Natal é mesmo toda aquela confusão,horas esquentando a barriga no fogão,retirando do baú as toalhas e enfeites da mesa,a louça adequada e mais tarde a chegada dos parentes, a prima que bebe um pouco a mais e resolve lavar mágoas passadas,a tia que apaga o cigarro no prato que acabou de comer, o amigo oculto,que já não começou bem porque fulano saiu com Sicrano e não queria,o cunhado que dorme e baba no seu sofá,sem esquecer dos doces grudados no chão e da pilha de louça para lavar no final mas se você tiver bom humor certamente dará boas risadas, das brigas,do cançaso e até daquele presente assustadoramente feio que você ganhou.
Portanto ria,ria com vontade,faça de conta que esta assistindo a mais um episódio da Grande Família porque no fundo todas são iguais , só mudam de endereço e sobrenome.
                                    
                                                           FELIZ   NATAL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário