segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Até Breve !

Alô Alô minha gente! Acabou,ontem,depois de 38 rodadas e muita polêmica, o delicioso espetáculo do Brasileirão se encerrou. O premio ¨superação inquestionável ¨ vai sem dúvida para Vasco e Gremio . Para o Vasco porque depois de namorar com a zona de rebaixamento por várias rodadas , encontrou em P.C.Gusmão o grande incentivador,que soube dar a equipe tranquilidade suficiente para garantir uma vaga na Sul Americana,se mantendo numa área de conforto e terminando o campeonato em11º lugar. Claro que o Vasco é time para brigar por liderança mas diante da imaturidade do elenco e as dificuldades extra campo encontradas,foi um excelente resultado. Já o Gremio, bom o Gremio é um daqueles casos em que somos obrigados a reconhecer que milagres acontecem,desde que se tenha o santo certo e o ¨santo ¨ em questão foi Renato Gaúcho, o príncipe do Rio,(Príncipe, porque Rei ,apesar de tudo,ainda é papai Joel.). Não existe outra definição para a tragetória do Gremio que não seja extraordinária e a coragem de Renato, de se expor da maneira como fez , arriscando a imagem de deus que tinha junto a torcida, foi louvável e daqui por diante, abram alas porque Renato pede passagem para a elite dos técnicos brasileiros.
A nota triste, ficou por conta do rebaixamento do Vitória , primeiro porque Antonio Lopez não merecia, segundo porque para quem é louco por futebol, um BA-VI  no Brasileirão é sempre bonito de se ver.
Goiás e Guarani também vão deixar saudades na série A mas estão de parabéns pelas belas partidas de ontem,sepultando de vez esse papinho desagradável de entrega.
Indo para a ponta de cima,encontramos o Cruzeiro, que ao longo do campeonato, como todo bom mineiro, veio comendo pelas beiradas, muito quieto e com um elenco brilhante, encabeçado por Montijo e comandado por Cuca , garfou a vaga na Libertadores  que o Coríntias tinha como certa, terminando na vice-liderança. Cuca, alias, como bem lembrou Muricy, também teve sua participação na tragetória do campeão deste ano.
Falemos do Coríntias. Difícil de explicar o que como mera expectadora, o Coríntias imprimiu.
No ano do centenário,muito se falou, se prometeu  mas ficou no vácuo.Disputou a liderança durante todo o campeonato mas acabou num melancólico 3º lugar e na repescagem da Libertadores. Talvez, só talvez, o principal ingrediente que ficou faltando ao Timão tenha sido a tal da humildade . Era um não sei o que de cantar vitória antes do tempo, de se achar ,dentro e fora dos gramados ,que no fim das contas melou a festa. Claro que um ¨bode expiatório¨ precisa aparecer e para o cargo já foi eleito, com larga vantagem o senhor Adilson Baptista. Eu tenho cá minhas dúvidas porque se é demais creditar a um só homem a vitória, a derrota não é diferente. Vejamos Ronaldo , por exemplo: por quantos jogos esteve presente? Deitado no berço esplêndido que os anos de glória e dor lhe deram por conta do talento inegável, fez do clube seu spa particular e quando apareceu,com ares de salvador da pátria ,capitaneou as atenções da mídia,da torcida mas o que fez de fato foi criar uma relação de dependência na equipe que prejudicou muito mais do que ajudou já que a constância da sua presença não era algo com que se pudesse contar.
A saída de Mano Menezes para assumir a seleção,deu ao torcedor e ao elenco Corintiano mais munição para inflar o ego mas e o preço, valeu?
A pirraça dos jogadores,que se acharam maiores que o clube e pressionaram para a saída de Adilson, chegando a cogitar inclusive a possibilidade deles próprios comandarem o time, valeu?
Corintiano tem mania de dizer que tudo para eles é mais difícil, talvez porque comam sardinha e arrotem caviar. Eu fico triste e digo isso porque dos times Paulistas é pelo Coríntias que me encanto mas o resultado desse ano foi mais do que merecido.
  Por fim,chegamos ao campeão. ¨Salve o querido pavilhão,das três cores que traduzem tradição ...¨. O Fluminense ,desde o final de 2009 trilhou uma estrada de glória que ontem teve o seu desfecho com a confirmação  daquele que se sagrou campeão não só de um campeonato de futebol , foi a vitória do trabalho árduo ,do companheirismo, da ética , assunto tão em pauta neste ano, foi a vitória do Rio de Janeiro, numa hora em que a cidade tem motivos de sobra para comemorar. Ter o Fluminense como campeão de 2010 , nos faz perceber que por mais surpresas que o futebol nos reserve, nada supera a dedicação .
              Parabéns ao Tricolor das Laranjeiras ! Parabéns a Muricy Ramalho, que ao longo desse ano demonstrou de maneira inequívoca que algumas coisas são mais importantes que outras e que ter princípios , pode até estar fora de moda mas vale muito a pena !
                      Parabéns, também ao ABC de Natal e ao Coritiba, campeões da série C e B deste ano!
No mais, só tenho a agradecer ,pelos lances maravilhosos, pelas tardes e noites na frente da TV torcendo e me emocionando,pelas polêmicas que me fizeram tomar partido,por todas as coisas boas que este campeonato me trouxe.
        Que venha 2011 com novas emoções,velhos jargões, polêmicas,gools,alegrias e tristezas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário