quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Só 3 perguntinhas, pode?

Alô Alô Minha gente! Sabe aquela música do Legião Urbana,em que se perguntava ¨Que país é esse?¨, então , tô verde me fazendo essa pergunta sem saber se quer por onde começar a procurar a resposta.Ligo a TV de manhã,para me servir de fundo enquanto deslizo frenética com a vassoura pela casa . Me deparo com a Ana Maria Braga,não dando a receita de uma inusitada macarronada mas entrevistando uma menina de 14 anos que teve o rosto todo retalhado por uma colega de classe porque,aparentemente,agora é moda as meninas se atracarem nas escolas,arrancando sangue umas das outras para serem filmadas e divulgadas na Internet.Com cara de aparvalhada,a loira entrevistadora pergunta a tal menina,a troco de que é tão importante para elas agirem daquela maneira e serem filmadas e sabe qual foi a resposta? ¨¨Para mostrar que somos fortes, poderosas e que a nossa escola é melhor do que as outras¨. 1º pergunta: Em que ponto exatamente,se perdeu de tal forma a noção das coisas que agora nos encontramos num lugar onde crianças acreditam que força,poder e boas escolas são sinonimos de violência gratuita e exibicionismo? 

Tudo bem,mudo de canal e ao invés da vassoura,tenho agora um rodo e um pano de chão na mão,vou assistir ao jornal. Encosto o rodo e presto atenção,o Ministro da educação está falando.Ele parece estar meio desconfortável então tento entender o que se passa.Ah tá,mais um ano onde os alunos se preparam para o ENEM e tudo dá errado. Perguntas sem respostas,gabaritos errados,conteúdos desconexos e a possibilidade da prova ser refeita e novamente,por conta do tempo,dessa vez das matrículas,as universidades não usarem os resultados das provas.2º pergunta: Não tem um ditado que diz que ¨errar é humano e persistir no erro é burrice¨?


Chega! Casa arrumada,vou pegar um café e desfrutar tranquila daquilo que realmente gosto:futebol. Zapeio no controle procurando o que mais me agrade.O Curitba está na primeirona novamente!Parabéns ao ¨Coxa¨! Próximo assunto: Copa do Mundo. Debatedores em polvorosa,o estádio de abertura dos jogos foi anunciado pela CBF: É o estádio do Coríntias... mas escuta,o Coríntias não tem estádio,ainda vai ser construído e, segundo o seu presidente,somente para 45 mil pessoas e a FIFA determina que para a Copa, o mínimo seja de 60 mil. E o resto? quem vai pagar? O Coríntias diz que não paga,a iniciativa privada eu duvido,no máximo uma parte, então quem vai coçar o bolso? Ah,sou eu com os meus impostos,igual no PAM né ? E eu nem sou corintiana, não sou se quer Paulista,provavelmente nem assistir aos jogos da Copa ao vivo eu vou mas democraticamente parece que pagar..... .3º pergunta: Me reponde aí, Renato Russo, você que já está noutra e deve ter  um entendimento melhor do inacreditável: 
¨Que país é esse?¨
 (publicado originalmente em 10/11/2010)

Bá, mas que que é isto chê?!

Alô! Alô! Minha gente, que o gaúcho bonachão tá perdendo a linha com carretel e tudo!

Felipão reclama da quantidade de vezes que seu salário aparece na imprensa e contesta o valor, realmente é desagradável ter seus rendimentos tornados públicos, ninguém gostaria mas talvez isso se deva a própria postura dele na hora de responder as perguntas, as vezes chatas, as vezes tontas, da imprensa.

Subentende-se que faça parte das funções do treinador atender aos jornalistas e caso a pergunta,na visão dele seja abusiva,lhe é dado o direito de abster-se entretanto, desde que chegou não houve uma entrevista em que ele agisse ¨normalmente¨. Tem sempre que ter um ataque, uma piadinha, uma patada, umas determinações descabidas, enfim um ar meio ¨tererê da idéia¨. É óbvio que assim atiça ainda mais o ¨bichinho fuçador¨que todo repórter tem. Se respondesse as perguntas e ponto garanto que não geraria tanta polêmica mas parece que gosta de posar de lâmpada para as mariposas e aí depois fica reclamando, definitivamente não da para entender.

Olhe em volta,por acaso algum outro técnico faz tanta firula nas entrevistas? Presta a atenção Felipão,o repórter está na função dele, faça a sua e chega de bancar o doido porque já perdeu a graça!Não quer falar, coloque um assessor de imprensa para desempenhar está árdua tarefa, tenho certeza que tanto o clube quanto o senhor tem um.De resto,o negócio é bola na rede que a Sul Americana tá batendo na porta.

(publicado originalmente em 2/11/2010)

Apito? Pra que?

 Ainda repercutindo as eleições, fiquei feliz ao abrir os jornais de hoje e constatar que,apesar das minhas interrogações,a esperança ainda mora no olhar de milhões de brasileiros. Que venha Dilma,que as alegrias e realizações suplantem as dificuldades e que este país rume de encontro a um lugar onde as ferramentas sejam usadas com sabedoria e honestidade.

Agora,mudando de pingo para gota,o assunto hoje é futebol porque Alô! Alô! Minha gente! Dói na carne ver o melê que a arbitragem brasileira está fazendo.Todos somos passíveis de erro,o olho humano tem um limite, (bem baixo por sinal),portanto nem se houver um auxiliar para cada jogador em campo teremos 100% de acerto mas o que estamos vendo neste campeonato passa de todas as medidas.É gol legal sendo anulado,gol impedido sendo validado,faltas não marcadas,penaltis não dados e agora até 4º arbitro anula gol. Neste trote eu me pergunto aonde vamos parar?Com um precedente desses,daqui a pouco até gandula apita jogo e os clubes,os jogadores e técnicos,as torcidas,esses que se lasquem porque afinal a última Coca Cola do deserto é a FIFA e a última bolacha do pacote quem tem é a CBF.  Como o poder absoluto a eles pertence, ficamos os bobos aqui perguntando ao vento porque não o recurso eletronico? Ora, porque não! Como disse um dirigente certa vez,do que falariam os jornalistas se a arbitragem fosse freada pela tecnologia? Então tá então né? 

Aí que a nêga fica doida com tanta estupidez! Pode não parecer, mas futebol é coisa séria, envolve dinheiro ,divisas, impostos, não dá para ser tratado dessa maneira,principalmente por um país que vai sediar uma Copa. Abre o olho minha gente, porque a fibrose do Valdívia, a petulância do Neymar , as ¨brincadeiras¨sem graça dos ¨meninos¨do Santos, são pertinentes mas o comportamento da arbitragem e a ausência de postura dos órgãos competentes, também .

(publicado originalmente em 1/11/2010)

Então, já foi?

A geração do meu filho, hoje com 16 anos,é a primeira na minha família que definitivamente não tem o menor interesse em política e fico me vasculhando para saber se fui eu quem não soube passar para ele as boas lições que me foram dadas por meus pais ou se realmente,política partidária hoje não é sequer parecida com o que foi no meu tempo de militância e com novas regras,novos códigos,outras curvas,eu,além de história e depoimentos pessoais ,não teria mesmo o que ensinar.

 Olho em volta e, devo confessar,que tudo me parece estranho,nebuloso,talvez perdido.Brigávamos por ideias,tínhamos claro em nossas mentes o que queríamos,não nego que muito conquistamos mas sinto falta da objetividade,da certeza do certo e do errado,hoje quanto mais eu olho mais minha vista embaça,mais tudo parece misturado e critérios que nada tem a ver com ideais são usados na hora de por o voto na urna. Paixões, revanchismos e nostalgias a parte, me expliquem honestamente: Qual seria exatamente o tamanho do abismo político entre,por exemplo,Dilma e Serra?Por acaso um promoveria avanços sociais de fato e o outro não?Duvido.

Num regime presidencialista tão atrelado ao parlamento como o nosso,o fiel da balança na hora da escolha acaba sendo a bancada eleita para o congresso mas num país que elege ¨Tiririca¨o que é que isso significa? Quando elegemos o nosso Parlamentar,estamos apoiando um projeto de governo,uma história política ou só nos livrando de uma obrigação sem graça?Com certo pezar,constato que me sinto aliviada por ter podido justificar e não precisar carregar a responsabilidade da escolha.É triste mas é verdade.

Talvez tenha chegado a hora do meu filho me dar lições e me ensinar como se faz para ter este olhar displicente para com as instituições políticas que eu cresci aprendendo a defender.Talvez uma nova ordem apareça daí,talvez a sociedade civil organizada aprenda a exercer um modelo que está em voga hoje em dia,o tal do auto-sustentável,quem sabe não precisemos mais delegar a terceiros aquilo que podemos fazer, enquanto cidadãos,pela nossa rua,pelo bairro,cidade e pelo nosso país.

Talvez,tudo isso seja só devaneio e eu tenha me transformado numa dona de casa burrinha,que por estar anos luz de distância,tanto geográfica quanto emocionalmente, de onde o mundo acontece,tenha me alienado da vida e perdido o ¨jatinho¨da história. 

(publicado originalmente em 31/10/2010)

...É Pelé... É Mané....

Numa semana em que várias homenagens,justíssimas por sinal, foram prestadas ao Rei do gramado, o patrimônio Pelé, o aniversário do grande Mané passa quase em branco e eu me pergunto: porque? Sobre Pelé,tudo já foi dito. Todas as glórias e todas as chibatadas. ¨De boca fechada é um poeta¨.¨´E um gênio,igual a Pelé ninguém fará¨. 

Tanto Edson quanto Pelé tiveram a vantagem,ou não, de sobreviver,de permitir ao tempo lhe conduzir, fora das quatro linhas,de encontro ao mesmo sucesso que ,tocado pelos deuses,conquistou dentro dos gramados mas e o Mané? Mané das pernas tortas e sagradas,dos joelhos destruídos,do sorriso aberto,das inconsequencias, das mulheres,dos dribles que até hoje ninguém reproduz,quem canta parabéns para Mané? Quem reverenciará o homem que morreu menino? 

Para mim,Mané Garrincha será para sempre o símbolo do futebol alegre,brincalhão,o espírito indomável do equilibrista da bola,o anjo travesso de todos os campos. Tu nunca morrerás Mané,e hoje longe das dores que a vida lhe causou,numa pelada de domingo,num campinho do céu,todas as torcidas gritam teu nome.

FELIZ ANIVERSÁRIO MANÉ! 77 ANOS DE ALEGRIA E MAGIA!

(Postado originalmente no dia 29/10/2010)