quarta-feira, 25 de abril de 2012

...E os Deuse se cansaram




Se o conjunto da obra do Barcelona é algo de se admirar? Claro que sim!
Se o que eles são capazes de fazer com a bola nos pés é estupendo? Nem há o que questionar!
Se um esquema tático bem armado,com marcações inequívocas,com toques de bola certeiros e com uma equipe que se conhece tão bem a ponto de antecipar a jogada do outro antes mesmo dele pensar em usa-la,é o caminho mais curto para a perfeição? Os números e a trajetória do Barça estão aí para provar que sim!
Já disse antes que o terreno sagrado das quatro linhas,não é lugar para morada da lógica,portanto,"água mole em pedra dura,tanto bate até que... cansa" e os Deuses se cansaram de tanta perfeição,se cansaram da previsibilidade que á eles é tão comum,se cansaram de ver um time de futebol que,jogo a jogo,chegava mais perto de um Olimpo que só aos Deuses pertence,nenhum mortal,por melhor que seja,deve cobiçar tal façanha.
Não acho que os títulos perdidos pelo Barcelona sejam o suficiente para se sair desdenhando do trabalho bem feito,mas,no fundo,espero que sirva para se colocar as coisas na perspetiva correta.Futebol,embora também seja um jogo de estratégia,não é xadrez,não é aséptico,nem cirúrgico. Futebol é paixão,desespero, é o imponderável,futebol é a curva na estrada desconhecida e assim como na vida,fórmulas e receitas nem sempre são sinonimo de segurança. O delicado e imprevisível equilíbrio que sustenta um bom jogo quer posse de bola mas reconhece que 78% em 45 min é exagero,faz balet com o toque de bola mas também com o valor do "chutão", gosta da marcação fechada mas sabe que,em campo,existem duas equipes e a regra vale para os dois,conhece e honra o fair play mas entende que uma certa "marra" deixa tudo mais vivo,quer ganhar mas somente se houver adversário,sozinho não tem jogo.
Por mim, o que posso dizer é que depois de muito tempo,vi nos jogos contra o Chelsea e contra o Real,um Barcelona que perdeu,mas,estava vivo,era de verdade e,como qualquer mortal,admirável e patético e é este o maior encanto do futebol,o reflexo das nossas glórias e tropeços.






 



Nenhum comentário:

Postar um comentário