quarta-feira, 4 de maio de 2011

Depois de Cinderela , O Assassinato do Lobo Mau

Alô Alô Minha Gente, Alô Alô que o Santos garantiu sua vaga e hoje tem Fluminense,Cruzeiro..... mas o papo não é futebol.

Me lembro agora, que não escrevi nem mesmo uma linha sobre o lindo casamento Real, William e Kate ,foi realmente emocionante mas o assunto não é este também.
 
11 de Setembro de 2001, 99% da população mundial sabe exatamente onde estava e o que fazia naquele dia ,dia em que o mundo foi surpreendido pela incontestável ousadia terrorista. Invadir o espaço aéreo Americano e debaixo do nariz do universo, por no chão o ideal transformado em concretude, representado pelas Torres Gemeas foi um murro na cara do capitalismo e a constatação aterradora do poderio insano de mentes perigosas. De lá para cá,a história é conhecida por todos.

1º de Maio de 2011, Domingo, fomos dormir com a notícia, ainda truncada, da morte de Bin Ladem. 2ª feira de manhã, uma enxurrada de informações. Depois de meses de investigação, uma tropa especial Americana, descobre o ¨demonio¨ escondido em uma casa em Abbottabad, no Paquistão, distante poucos metros da US Point de lá. Território Paquistanês invadido, a criatura é capturada, desarmada, oferece resistência e  é abatido à tiros. Seu corpo, sabe-se lá porque, cada um diz uma coisa, foi jogado ao mar.

Começa, então, um festival de notícias desencontradas. Numa hora ele estava só com a mulher, num andar da casa, outra, estava com a família, a mulher foi morta junto, depois só foi ferida. Foi morto no local, logo em seguida saiu de lá com vida.

Disso tudo ,para mim,ficam algumas questões:
Em primeiro lugar,o relato da CIA de como chegou as informações que desembocaram na captura: Tortura em Guantanamo. Cada detalhe sórdido foi descrito com riqueza.
Segundo,a explosão de alegria, nas ruas, por conta da morte do homem.

Claro que entendo e reconheço como legítimo o sentimento de dor da sociedade Americana mas não consigo ver lógica em nenhum dos acontecimentos que se desenrolaram após 11/09/2001.
O terrorismo não faz sentido, a retaliação também não, a tortura com todos os toques de crueldade exacerbada, é inconcebível, as manifestações de felicidade pela morte de um ser humano,(seja de que tipo for) ,é de dar medo.

Eu me pergunto,que mundo é este,onde, para alguns, dependendo da conveniência ,os fins justificam os meios? 
A morte desta criatura, não mata suas ideias ou atos, destroi-se o símbolo, o que, certamente, infla o ego com o ar quente da superioridade mas, na prática, que benefício trás, perdão mas não sei. Assim como não sei que sentimentos são esses que estão pregados neste épico da modernidade.

Um comentário:

  1. Olá Anna, também fico perplexo com a reação dos americanos diante do assassinato de uma pessoa, mesmo sendo Osama. Acho até contraditório um homem que chega a receber o Prêmio Nobel da Paz ter um discurso de morte ao terrorismo, quando sua preocupação deveria a segurança de seu povo com a captura necessaria (e não o assassinato). Realmente as informações chegaram truncadas, estranhas e nos fazem pensar que eles (os americanos) só divulgam o que lhe interessam repassar para o resto do mundo.

    Quero aproveitar para agradecer seus comentários no meu blog que sempre enriquecem e me deixam feliz! Adoro quando recebo esse retorno daquilo que escrevo. Não que seja para concordar com o que eu penso, mas toda forma de manifestação vale a pena! Pior que fiquei "mal acostumado" agora esperando suas visitas ;)

    ResponderExcluir