sábado, 17 de dezembro de 2011

" O Que É Isso Companheiro?"

Hoje é Sábado e apezar de Vinícius,é um dia que não acho graça,sei lá,parece meio oco,se estiver nublado então,fico me sentindo "desplugada".Vou ler um livro, fazer uma faxina ou ver um filme e neste Sábado, o filme foi minha escolha.
"O Que É Isso Companheiro" de Bruno Barreto,já vi um milhão de vezes mas é sempre um bom filme e me faz pensar na minha história,dos meus pais,do meu país.
Toda vez que revisito este pedaço do passado ,sou inundada de sentimentos conflitantes.Uma certa nostalgia,uma tristeza profunda,uma sensação de inutilidade.Quase no final do filme um personagem vira para o outro e diz:"-Foi um sonho que não deu certo,ninguém quer ouvir o que temos a dizer." Será?
Será que não deu certo ou plantamos mas esquecemos de cuidar?
Será que não queriam nos ouvir ou só não entendiam e deixamos para lá?
Será que fizemos o melhor que podíamos ou só o que pensávamos poder?
Vivemos na tão sonhada democracia,elegemos nossos representantes,temos no mais alto cargo político uma mulher que pegou em armas para defender a liberdade,falamos livremente e isso não é pouco,aliás era o que queríamos ou não?
E aí,e agora,o que fazemos com tudo que conquistamos? Nos deitamos em berço esplendido vivendo das glórias de um passado que se amarela na fotografia?
Fico olhando a minha volta e me perguntando onde foi que chegamos e o que é pior,para onde estamos indo?
Com o que se sonha hoje? Quais são as bandeiras,os ideais?
Olho o congresso,,olho o povo que vota ,olho a "estirpe" de quem decide nossas leis,olho para as famílias e para seus filhos tão malucos,olho as páginas dos jornais e não entendo o que aconteceu,para onde foram todos?
Foi por isso que morremos tantos? Que desaparecemos muitos?
Não honramos quem caiu,não reverenciamos que resistiu,não fomos capazes de perpetuar a luta,criamos nosso próprio exílio e nos esquecemos de tudo,nos esvasiamos,nos abandonamos e demos de ombros. Largamos a história pela metade e é por isso que agora te pergunto: - Afinal,o que é isso companheiro?



Nenhum comentário:

Postar um comentário