segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Assim É se lhe Parece

Alô Alô Minha Gente! Não sei se a nêga está doida mas certamente está confusa e boquiaberta!
Há algum tempo atrás,eu escrevi,não me lembro mais aonde,que futebol é coisa séria...ledo engano o meu.Talvez,séria seja a paixão do torcedor mas fora isso,seriedade não parece ser uma palavra que frequente o universo do futebol brasileiro e os últimos acontecimentos, não deixam dúvidas.
Vejamos:

Copa da FIFA:
Seria,segundo o presidente da CBF,a copa da iniciativa privada.Pelo andar da carruagem,só se eu não entendi direito e ele estava se referindo aquela louça de banheiro,porque ausência de dinheiro público é exactamente o que nós não estamos vendo,na verdade 98,56% dos 23 bilhões destinados para as obras da Copa,sairão do BNDS, Caixa Economica e Infraero.
Outra angustia que me assola é definitivamente não conseguir entender porque para sediar jogos da Copa,são escolhidas cidades que não tem nem estádios,nem clubes que possam aproveita-los depois e as que já tem alguma infraestrutura,ou são ignoradas ou tem que por abaixo seus espaços para começar do zero,custe o que custar. 
Como dizia o jargão de um personagem humorístico do meu tempo de menina,¨brasileiro é tão bonzinho¨.
É nojento ver a roubalheira correndo solto sem a população dizer nem um ai,provavelmente sem sequer perceber o tamanho do rombo no próprio bolso,enquanto o senhor Ricardo Teixeira e seu séquito se locupleta e ri.

Taça das Bolinhas:
Que o torcedor precise da concretude de um objeto que simbolize a vitória de um campeonato ou de seis,a gente entende mas daí a assistir,ao vivo e a cores,para todo o Brasil e o mundo via satélite,dois dirigentes se engalfinhando por esmola da CBF,na figura de uma taça,horrorosa por sinal,é um pouco demais.Nunca houve por parte nem da imprensa nem de ninguém,nenhum questionamento à respeito desta conquista do Flamengo. Não há Q.I. que de conta de digerir a egotrip do senhor ¨Juvenal nem a pau¨,lambendo os beiços e atracado com a taça a cuspir marimbondos nas entrevistas e não há desculpas para o comportamento subserviente de Patrícia Amorim que tem primado pela ousadia mas escorregou quando perdeu a oportunidade de mandar todos as favas e não vender sua força por preço tão inócuo. Conclusão? Um verdadeiro revival dos filmes de Jerry Lewis mas numa versão pra lá de B.

Clube dos 13:
É realmente de doer! O C13, nasceu para fortalecer os clubes,que lutando em conjunto seriam mais fortes e teriam melhores condições de brigar por interesses que eram comuns .Nasceu com a promessa de se formar uma liga que pudesse inclusive levar clubes brasileiros para representar o país lá fora, sem,necessariamente,o aval da CBF e sua gula.
De tudo o que se propôs o C13 só levou a cabo as negociações dos direitos de televisão e não há como negar que sua participação esteve muito aquém do desejado.Nunca houve uma discussão séria a respeito de calendário,nem da organização dos campeonatos mas ainda assim a quantidade de caroço embaixo deste angú que está desmilinguindo com o C13,é de assustar.
A questão não é se o C13 é ou não representativo,ou competente,o que se deve perguntar é porque exatamente agora,nas vésperas da licitação e com valores tão mais altos do que os passados,toda esta debandada acontece? Porque capitaneados pelo presidente do Coríntias? Porque era tão importante seduzir Patrícia Amorim? O que podem ganhar clubes de torcidas menores,negociando em separado? Para onde está indo o futebol brasileiro e toda a sua diversidade? E por último,pare e pense só um minuto,se Kleber Leite tivesse sido eleito haveria essa queda de braço entre CBF e C13?
Não fica muito difícil perceber que briga é essa quando se olha com um pouco mais de atenção e também fica fácil descobrir quem sairá perdendo com essa politicagem barata e coronelista.
O que mais me espanta é que por mais que eu tente,não consigo crer que os dirigentes não percebam que estão caminhando rumo ao desfiladeiro.Flamengo e Coríntias tem as maiores torcidas e por isso é compreensível que queiram uma fatia maior do bolo mas o que pensam os dirigentes de Palmeiras ou Vasco ,ou qualquer outro time de médio porte? Quanto eles acham que vão levar se negociarem sozinhos? E essa aproximação duvidosa com a CBF,eles pensam que será vantajoso a troco de que?
Não sou contra a reformulação do C13,se o melhor for que ele desapareça,que seja,só questiono o momento e as razões que estão por traz dessa manipulação.
É, parece que o futebol realmente não é serio e nem há nele,lugar para quem esteja disposto a colocar interesses pessoais em segundo plano. Para comprovar até onde vai o descaso de quem preside a entidade maior do futebol brasileiro, leia um trecho da contestação da CBF,no julgamento onde foi condenada ,em 1ª  instância,juntamente com a FPF,por fraude e manipulação de resultados nos campeonatos Paulista e Brasileiro de 2005:
            A CBF afirma que ¨medidas como a presente ação,querem emprestar ao futebol uma dimensão que um esporte não tem nem pode ter,contribuem para a desinformação do povo,já em si mal aparelhado intelectualmente,sabendo-se que ,segundo o IBGE,no Brasil,70% da população é formada por analfabetos funcionais,ou seja,pessoas incapazes de entender o que lêem ¨. 


Se esta é a opinião do senhor Ricardo Teixeira a respeito do futebol que ele comanda e dos esportes em geral, se ele e a entidade que preside,creem que o povo que enche os estádios é formada por uma massa estúpida e acéfala,que mais se pode esperar além da tranquilidade com que tenta nos fazer de palhaços.
Que se salve,ao menos, a paixão do torcedor,porque nesse mar de lama é a única coisa verdadeira.



quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

¨Adeus Batucada¨

Alô Alô Minha gente! Que bela quarta a de ontem ou deveria dizer que bela semana,já que desde segunda as notícias não param?
Comecemos pelo assunto que dominou e,certamente,ainda dominará os noticiários: A despedida de Ronaldo.
Ninguém,em sã consciência,ousa por em dúvida o talento inigualável de Ronaldo mas,convenhamos,se despedir dos campos ele pode até ter feito somente agora mas o belo e preciso futebol já o havia abandonado,desde 2009 que não víamos o Fenômeno mas como só que usa o sapato é que sabe onde lhe aperta o calo e ele resolveu continuar e se o Coríntias não tivesse sido eliminado na pré-Libertadores,certamente ainda o veríamos na tentativa desesperada de driblar o tempo com a mesma facilidade e categoria que fazia com os adversários.
Para quem ama futebol é sempre triste quando um gênio para mas foi melhor assim,já vimos a decadência derrubar em público outro grande ídolo e não é bonito.Sábia foi Greta Garbo,que se retirou no auge e deixou todos nós delirando com sua beleza e talento cristalizada nas telas.
Na sua entrevista de despedida,tudo muito calculado mas nem por isso menos emocionante.A nota triste vai para a bobagem de tentar justificar sua compreensível falta de pasciencia em se manter em forma,com um distúrbio que todos sabem,não interfere e tem tratamento permitido para quem vive do esporte.Lamentável,também,embora não cause surpresa,foi ver que, a exemplo de Pelé,Ronaldo virou rapidamente garoto propaganda da C.B.F. e beija-mão de Ricardo Teixeira como,lindamente,ilustra a foto que saiu hoje na Folha: Ronaldo no meio,sentado como um rei,o presidente da C.B.F. de um lado e Geraldo Alkmin do outro,numa bajulação deplorável para R 9 e para o futebol brasileiro que poderia ter na figura carismática do ídolo,alguém que realmente lutasse para defender,agora fora dos campos,o nosso futebol.

  Mudando de pato para ganso ,mesmo sem nenhum dos dois em campo,a quarta feira foi recheada de bom futebol.
Na libertadores,a estreia do Cruzeiro foi memorável, 5 x 0  no mesmo Estudiantes que lhe havia roubado o sonho em 2009.As glórias vão para Cuca por sua ousadia em apostar na lateral esquerda com Gilberto,e no meio campo com Roger,que aparentemente mais maduro,abriu mão da mania feia de prender a bola e compôs com o elenco,driblando Verón e marcando o 2º gol.Além disso,argentino por argentino,viva Montillo que ,como sempre,fez a diferença.
  Na Copa do Brasil,Flamengo,apesar da vitória de 3 x 0 no Murici,não jogou bem.Lento,com muitos passes errados,defesa confusa,no 1º tempo o Murici chegou a dominar a partida em alguns momentos. No 2º tempo,o profexor acorda e o time melhora,contando com a falta de preparo físico do adversário e o erro do técnico que recua a equipe,o Flamengo se aproveita e define a peleja.Para as torcidas valeu já que de um lado teve o chapéu de Everlam em Ronaldinho e do outro o gol do R 10.
  No São Paulo os destaques vão para Lúcio,que para mim é o titular absoluto, para Dagoberto,que além de brilhante,marcou 2 gols e para Fernandinho ,autor do 3º gol do tricolor Paulista.


       Para não dizer que não falei de flores,pela Liga dos Campeões deu Arsenal,provando que o Barça,apesar de tudo não é invencível.Mesmo com Messi e companhia,não apresentou o futebol que lhe fez a fama.Sem volume ofensivo e com muitos erros, o Arsenal soube aproveitar as chances,principalmente no 2º tempo,ganhando de virada por 2 x1, com gols de Van Persie e Arshavin. Esperemos o jogo de volta.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Tabú , Pó de Arroz e Tango !

Alô Alô minha gente,que ontem foi dia de amistoso(?) da seleção e início da Libertadores para o Fluminense e a Nêga ficou doidinha na frente da telinha!
Vamos começar pela seleção,o que é que foi aquilo minha gente? Um jogo truncado,o Brasil sem conseguir ter saída de bola,verdadeiras crateras,principalmente nas laterais,um festival de passes errados e uma marcação confusa e mal feita.
Nos primeiros 10 minutos ,até que o Brasil foi para cima,chamando o jogo e indo para o ataque mas bastou a França apertar a marcação,para todos esquecerem o que fazer com a bola e aí foi um desastre,não saia uma boa jogada,o nervosismo começou a gritar e aos 39 do 1º tempo Hernane é expulso por conta de uma bobagem sem par.Para que aquele pé naquela altura meu Deus?
No 2º tempo,sem alterações,Robinho recua,Pato,que já não estava convencendo como centro-avante,fica isolado na frente e Renato Augusto e Elias sobrecarregados na marcação.Com um homem a menos ,os vazios ficam ainda maiores,ninguém do lado esquerdo e num erro rídiculo da zaga o Brasil toma o 1º gol.
Com a porta arrombada,Mano resolve mexer, (demorou demais) ,um volante e um no meio campo. Não fez muita diferença.Entra Sandro e Jadson na tentativa de dar mais agilidade ao ataque,logo em seguida sai Pato e Elias para a entrada de Hulk e André mas o melê de devoluções e cruzamentos errados já tinham levado a vaca para o brejo.
Vivas para Júlio Cezar que, de volta a seleção,salvou o Brasil de levar,pelo menos,mais 2 gols.

Já o Fluminense,se comparado com a seleção,jogou bem mas também deixou a desejar,levando-se em conta que empate em casa,não é bom negócio.Fred fez falta,Diego Cavalieri decepcionou e a zaga, não precisa nem dizer,gol de cabeça,de um baixinho de 1.60 ,duas vezes foi dolorido.Aqui, os louros vão para He-man, que alheio ao nervosismo da equipe fez seu dever de casa direitinho.
A estrada para o Flu é duríssima mas além de ser um time de guerreiros é comandado por Muryci,o que já é meio caminho andado.Então que venham os próximos!

sábado, 29 de janeiro de 2011

...E o Ano se Inicia...

Alô Alô minha gente! Alô Alô que a nêga além de doida está saudosa! 
O ano começou,como sempre, trazendo a agonia das chuvas que dessa vez teve o absurdo saldo de 900 mortes na região serrana do Rio. Infelizmente as desculpas foram as mesmas dos anos passados,só espero que as providências sejam diferentes,que o Brasil se livre dessa ilusão de que é um país abençoado por não ter catástrofes naturais.Nós não temos vulcões ativos nem nevasca mas temos enchentes e deslizamentos de proporções enormes e nenhuma política de prevenção,nenhum treinamento básico de defesa civil ou políticas habitacionais que levem em conta a geografia das cidades.Do fundo do coração,que estas mortes não tenham sido em vão,que sirva de lição para as autoridades e para a sociedade,que também tem a sua parcela de culpa,já que vota mas não cobra.
 Já no futebol... . Os Estaduais começaram,( graças a Deus porque eu já estava entrando em crise de abstinência,sem nem um joguinho para assistir.),na terra da garôa o Corintias ,para variar,vive em função de um jogador que vive em função da própria história e como futebol é presente o Timão deixa a desejar,o Palmeiras parece se encontrar,o São Paulo aposta no retorno de Rivaldo,o que sinceramente não sei se é boa ideia e o Santos brilha com um futebol que dá gosto de ver.
 No Rio o Botafogo de ¨papai Joel ¨ lidera a 1ª fase e supera as expectativas mesmo com a ausência de Leandro Guerreiro,o Flusão continua com cara de campeão,que golasso de bicicleta Fred teria feito se não fosse a chata da trave! O Flamengo,campeão da Copinha, joga um bom futebol mas ainda não disse a que veio,esperemos pelo dia 2 de Fevereiro com a estreia de Ronaldinho,quem sabe Yemanjá se encanta e se o Luxa não atrapalhar... .Já o Vasco,que crise escatológica se abateu sobre o Gigante da Colina... Três derrotas inexplicáveis,dois ídolos ,que já não vinham se comportando a altura,afastados,sem técnico,P.C. fez o que podia dentro das condições oferecidas e da sua experiência e um jogo contra o maior rival no Domingo. O mar não parece estar para caravelas e a crise Cruzmaltina não se limita as quatro linhas ,Roberto não tem sido como administrador,nem sombra do que foi em campo o que confirma a tese de que nos dias de hoje,futebol é negócio e para tanto não basta paixão,é preciso visão empresarial,capacidade de gerar e gerenciar lucros,ter ousadia para imprimir à marca a força e a segurança que atrai os investimentos e isso, infelizmente, o Roberto não soube fazer,o que, de maneira nenhuma, justifica o torcedor querer o Eurico de volta.
  Então é isso,aguardemos as cenas dos próximos jogos,dos próximos campeonatos e das próximas crises. 

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Rabanada E Bom Humor

Então,de maneira lenta e progressiva,como convém as vinte e quatro horas que se espalham por cada um dos trezentos e sessenta e cinco dias do ano e numa velocidade de assustar até a luz,chegou o Natal e Natal é aquela data onde todos os anos reunimos a família e essa tal de família...
Reunir todos aqueles que comungam conosco laços de sangue e seus respectivos desdobramentos é no mínimo divertido,claro que isso se você for daquelas pessoas abençoadas com a capacidade de rir até de si mesma.
Família é mesmo um trem danado de esquisito, ao mesmo tempo que funciona como um porto seguro, um laboratório de experimentação de relações pessoais , é também um barril de pólvora prontinho para explodir a qualquer descuido e no Natal, talvez por conta da necessidade que temos de fazer com que tudo saia perfeito,parece que as emoções se potencializam.
Eu, de maneira irônica e brincalhona,costumo dizer que família é bom na fotografia, onde o amor e a saudade estarão para sempre protegidos numa doce calda de lembranças românticas,que transforma até os momentos mais difíceis e perturbadores em retratos do paraíso e a  medida que as crianças crescem,os pais envelhecem, os núcleos aumentam, esta minha máxima vai ficando cada vez mais premente. Na prática , entretanto,não é bem assim,somos animais gregários, precisamos da presença do outro e por mais velhos que estejamos,o ninho é sempre um lugar para onde queremos voltar,mesmo que só por algumas horas.
Natal é mesmo toda aquela confusão,horas esquentando a barriga no fogão,retirando do baú as toalhas e enfeites da mesa,a louça adequada e mais tarde a chegada dos parentes, a prima que bebe um pouco a mais e resolve lavar mágoas passadas,a tia que apaga o cigarro no prato que acabou de comer, o amigo oculto,que já não começou bem porque fulano saiu com Sicrano e não queria,o cunhado que dorme e baba no seu sofá,sem esquecer dos doces grudados no chão e da pilha de louça para lavar no final mas se você tiver bom humor certamente dará boas risadas, das brigas,do cançaso e até daquele presente assustadoramente feio que você ganhou.
Portanto ria,ria com vontade,faça de conta que esta assistindo a mais um episódio da Grande Família porque no fundo todas são iguais , só mudam de endereço e sobrenome.
                                    
                                                           FELIZ   NATAL!

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Amor Pagão

Alô Alô Minha gente, que é dia de bola na rede!
Dos amores mundanos não existe paixão mais sagrada do que a de torcedor. Idolatria ingênua,como a de criança eufórica ante o brinquedo tão desejado,o amor de um torcedor pelo seu clube não tem explicação, não tem lógica, não tem derrota e é capaz de contagiar mesmo o mais empedernido dos chatos.
As arquibancadas lotadas, trepidando com o balé das bandeiras,as canções, a explosão do gool,que transforma milhares num só,o impulso adolescente que faz com que homens e mulheres, tidos como adultos responsáveis, embarquem Brasil e as vezes mundo a fora ,para verem seu time jogar, correndo o risco de sair da empreitada com um placar desfavorável, é prova inequívoca de doação suprema.
Hoje é dia da torcida Colorada, de um mar de camisas vermelhas invadirem o deserto rumo à vitória final,do 1º dos dois embates que garantirão ao Inter mais um título para a sua história e mais uma alegria sem nome para sua torcida.
Eu estarei aqui ,feliz , me deixando embriagar por todas as emoções que uma partida de futebol nos traz,também contaminada pela imensidão vermelha, porque, mesmo não sendo, hoje sou Inter desde criancinha.

        P.S. Estamos com 48 min do 2º tempo e os deuses da África falaram mais alto, deu Mazembe, que hoje colocou o futebol africano na história das competições mundiais. Milhares de explicações técnicas e tácticas surgirão para tentar justificar esta derrota do Inter mas no fim das contas só restará uma palavra para defini-la: Vergonhosa!
            Ao torcedor Colorado que fez a sua parte,atravessou o mundo pelo seu time,incentivou, acreditou e agora chora,lembre-se que para torcedor não existe derrota,tristezas talvez ,derrotas nunca.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Carta ao Ídolo.

Como faço todo domingo de manhã, sentei-me para ler o jornal e lá pelas tantas me deparei com uma reportagem sobre três ¨Garotas de Ipanema¨ que se juntaram para fazer um blog onde discutiriam o ¨envelhecer¨ e outras histórias. Uma dessas ¨garotas¨ é Joyce que, com seus cabelos compridos,olhos grandes e dependendo do tempo,de um azul ou verde profundo, povoou a minha adolescencia e muitas vezes me serviu de exemplo.
Lendo a matéria fui transportada de volta para os meus 15 anos, a praia na Montenegro, ao Veloso,aos cursos do Tablado, aos shows no Parque da Catacumba ,etc.
Apezar de termos vivido a juventude em épocas diferentes,frequentamos alguns lugares comuns e me lembro de várias vezes termos nos cruzado . Eu sempre espichava um olho comprido para o lado daquela moça que me dizia para ter a mente quieta e o coração tranquilo,imitava sua maneira de vestir,queria ter filhas que se chamassem Clara e Ana, fazia Yoga e só comia macrobiótica.
Nossas trajetórias foram completamente distintas mas fiquei feliz de constatar que mesmo tendo mudado a dieta e o vestuário, ( os cabelos nunca,para sempre compridos!), ainda tenho dentro de mim um bom pedaço da menina que Joyce e a sua geração me ensinaram a ser . Quanto a saber quando e se envelheceremos acho que foi isso que vocês descobriram e generosamente nos ensinaram:Envelhecer , para nós ,ou não existe ou tem um significado ainda desconhecido.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Até Breve !

Alô Alô minha gente! Acabou,ontem,depois de 38 rodadas e muita polêmica, o delicioso espetáculo do Brasileirão se encerrou. O premio ¨superação inquestionável ¨ vai sem dúvida para Vasco e Gremio . Para o Vasco porque depois de namorar com a zona de rebaixamento por várias rodadas , encontrou em P.C.Gusmão o grande incentivador,que soube dar a equipe tranquilidade suficiente para garantir uma vaga na Sul Americana,se mantendo numa área de conforto e terminando o campeonato em11º lugar. Claro que o Vasco é time para brigar por liderança mas diante da imaturidade do elenco e as dificuldades extra campo encontradas,foi um excelente resultado. Já o Gremio, bom o Gremio é um daqueles casos em que somos obrigados a reconhecer que milagres acontecem,desde que se tenha o santo certo e o ¨santo ¨ em questão foi Renato Gaúcho, o príncipe do Rio,(Príncipe, porque Rei ,apesar de tudo,ainda é papai Joel.). Não existe outra definição para a tragetória do Gremio que não seja extraordinária e a coragem de Renato, de se expor da maneira como fez , arriscando a imagem de deus que tinha junto a torcida, foi louvável e daqui por diante, abram alas porque Renato pede passagem para a elite dos técnicos brasileiros.
A nota triste, ficou por conta do rebaixamento do Vitória , primeiro porque Antonio Lopez não merecia, segundo porque para quem é louco por futebol, um BA-VI  no Brasileirão é sempre bonito de se ver.
Goiás e Guarani também vão deixar saudades na série A mas estão de parabéns pelas belas partidas de ontem,sepultando de vez esse papinho desagradável de entrega.
Indo para a ponta de cima,encontramos o Cruzeiro, que ao longo do campeonato, como todo bom mineiro, veio comendo pelas beiradas, muito quieto e com um elenco brilhante, encabeçado por Montijo e comandado por Cuca , garfou a vaga na Libertadores  que o Coríntias tinha como certa, terminando na vice-liderança. Cuca, alias, como bem lembrou Muricy, também teve sua participação na tragetória do campeão deste ano.
Falemos do Coríntias. Difícil de explicar o que como mera expectadora, o Coríntias imprimiu.
No ano do centenário,muito se falou, se prometeu  mas ficou no vácuo.Disputou a liderança durante todo o campeonato mas acabou num melancólico 3º lugar e na repescagem da Libertadores. Talvez, só talvez, o principal ingrediente que ficou faltando ao Timão tenha sido a tal da humildade . Era um não sei o que de cantar vitória antes do tempo, de se achar ,dentro e fora dos gramados ,que no fim das contas melou a festa. Claro que um ¨bode expiatório¨ precisa aparecer e para o cargo já foi eleito, com larga vantagem o senhor Adilson Baptista. Eu tenho cá minhas dúvidas porque se é demais creditar a um só homem a vitória, a derrota não é diferente. Vejamos Ronaldo , por exemplo: por quantos jogos esteve presente? Deitado no berço esplêndido que os anos de glória e dor lhe deram por conta do talento inegável, fez do clube seu spa particular e quando apareceu,com ares de salvador da pátria ,capitaneou as atenções da mídia,da torcida mas o que fez de fato foi criar uma relação de dependência na equipe que prejudicou muito mais do que ajudou já que a constância da sua presença não era algo com que se pudesse contar.
A saída de Mano Menezes para assumir a seleção,deu ao torcedor e ao elenco Corintiano mais munição para inflar o ego mas e o preço, valeu?
A pirraça dos jogadores,que se acharam maiores que o clube e pressionaram para a saída de Adilson, chegando a cogitar inclusive a possibilidade deles próprios comandarem o time, valeu?
Corintiano tem mania de dizer que tudo para eles é mais difícil, talvez porque comam sardinha e arrotem caviar. Eu fico triste e digo isso porque dos times Paulistas é pelo Coríntias que me encanto mas o resultado desse ano foi mais do que merecido.
  Por fim,chegamos ao campeão. ¨Salve o querido pavilhão,das três cores que traduzem tradição ...¨. O Fluminense ,desde o final de 2009 trilhou uma estrada de glória que ontem teve o seu desfecho com a confirmação  daquele que se sagrou campeão não só de um campeonato de futebol , foi a vitória do trabalho árduo ,do companheirismo, da ética , assunto tão em pauta neste ano, foi a vitória do Rio de Janeiro, numa hora em que a cidade tem motivos de sobra para comemorar. Ter o Fluminense como campeão de 2010 , nos faz perceber que por mais surpresas que o futebol nos reserve, nada supera a dedicação .
              Parabéns ao Tricolor das Laranjeiras ! Parabéns a Muricy Ramalho, que ao longo desse ano demonstrou de maneira inequívoca que algumas coisas são mais importantes que outras e que ter princípios , pode até estar fora de moda mas vale muito a pena !
                      Parabéns, também ao ABC de Natal e ao Coritiba, campeões da série C e B deste ano!
No mais, só tenho a agradecer ,pelos lances maravilhosos, pelas tardes e noites na frente da TV torcendo e me emocionando,pelas polêmicas que me fizeram tomar partido,por todas as coisas boas que este campeonato me trouxe.
        Que venha 2011 com novas emoções,velhos jargões, polêmicas,gools,alegrias e tristezas!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

¨Alvorada Lá no Morro que Beleza....¨

Quase uma semana depois dos acontecimentos no Rio, me sento aqui para tentar ordenar minhas ideias.
Nasci e cresci no Rio,não moro mais lá mas todos os dias, de uma forma ou de outra, penso na cidade e é claro que tudo aquilo mexeu comigo.
Num primeiro momento fui tomada por uma euforia enorme, quase infantil. Me senti como a judia liberta pelos soldados americanos, que tantas vezes vi nos filmes ,como se o país tivesse ganho a copa,como se aquele acontecimento encerrasse em si, todas as certezas de que o paraíso era logo ali . Mais tarde,já um pouco mais próxima do meu eixo, tentei digerir o que acontecia e entender seu significado . Ouvi muita gente,assisti milhares de reportagens , pontos de vista dos mais diversos,  para tentar encontrar o meu olhar sobre o que se passou ali .
Costumo dizer, com orgulho, que em termos de material humano, minha vida foi muito rica . Filha de pais que trabalhavam fora,fui criada ,na prática,pelas funcionárias que passaram pela minha casa. Vindas de várias partes do país e de várias partes do Rio ,elas me traziam suas histórias de vida e  através delas pude acompanhar as profundas mudanças que ocorreram ao longo dos anos,nas áreas mais carentes e distantes da cidade.Assisti cada um dos capítulos que compuseram as profundas transformações sofridas nos morros cariocas. Do lugar onde habitavam músicos,malandros e românticas prostitutas , passando pela chegada dos bicheiros,dos contraventores ,dos donos do morro , que cuidavam da comunidade , já que o Estado era completamente ausente, até a chegada das drogas ,que de início não mudaram muito o perfil do representante do poder paralelo. Normalmente mais velho ,com experiência suficiente para não permitir que seus ¨soldados¨ consumissem o que vendiam,mantinham ainda o hábito de proteger suas áreas de atuação e a população que ali vivia. Enquanto isso o Estado, truculento e omisso , não se dava conta de que estava ali , o embrião da barbárie.
Com o tempo,já não eram mais homens que comandavam o ¨movimento¨ e sim meninos , cada vez mais novos e com armas maiores e mais potentes . Tão ou mais viciados do que seu público consumidor , já não havia regra ou ¨código de honra¨ e a comunidade, antes protegida ,era agora a que mais sofria com o terror imposto por crianças e adolescentes ignorantes,raivosos, drogados e armados.
Durante décadas esta foi a realidade dos morros do Rio e a bandidagem desceu,saiu dos limites impostos pela geografia e foi para o asfalto, o índice de criminalidade subiu a níveis estratosféricos e o carioca perdeu a alegria, a confiança, a malemolência, a vida.
Por motivos eleitoreiros ou não, sinceramente não me interessa, um Governador, (que se não tiver nada a seu favor, tem o fato de ser filho de um carioca apaixonado pela cidade ),junto com um secretário de segurança, que não é carioca mas é sério e honesto,criaram um projeto de segurança pública eficaz e de longo prazo que realmente começou a fazer diferença.
Não sei se o que acontece no Rio é combate ao narcotráfico, (já que isto demanda providências muito maiores e de âmbito nacional) ,talvez seja também, entretanto não há como negar que novos ares rondam a cidade maravilhosa. Achegada das UPPs trouxe paz aos moradores mais carentes, trouxe o Estado,mesmo de forma tímida, para dentro da vida dessas pessoas,muda a imagem da polícia e dá uma chance para que crianças não cresçam achando que fuzil e vassoura são a mesma coisa , permite que elas percebam que algumas vezes o bem vence o mal e que ser honesto tem suas vantagens.
Se estamos todos ,finalmente , vivendo num idílico conto de fadas? Óbvio que não mas já é um passo, que mesmo pequeno, alguém teve coragem de dar e isto eu louvo e apoio. 

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Só 3 perguntinhas, pode?

Alô Alô Minha gente! Sabe aquela música do Legião Urbana,em que se perguntava ¨Que país é esse?¨, então , tô verde me fazendo essa pergunta sem saber se quer por onde começar a procurar a resposta.Ligo a TV de manhã,para me servir de fundo enquanto deslizo frenética com a vassoura pela casa . Me deparo com a Ana Maria Braga,não dando a receita de uma inusitada macarronada mas entrevistando uma menina de 14 anos que teve o rosto todo retalhado por uma colega de classe porque,aparentemente,agora é moda as meninas se atracarem nas escolas,arrancando sangue umas das outras para serem filmadas e divulgadas na Internet.Com cara de aparvalhada,a loira entrevistadora pergunta a tal menina,a troco de que é tão importante para elas agirem daquela maneira e serem filmadas e sabe qual foi a resposta? ¨¨Para mostrar que somos fortes, poderosas e que a nossa escola é melhor do que as outras¨. 1º pergunta: Em que ponto exatamente,se perdeu de tal forma a noção das coisas que agora nos encontramos num lugar onde crianças acreditam que força,poder e boas escolas são sinonimos de violência gratuita e exibicionismo? 

Tudo bem,mudo de canal e ao invés da vassoura,tenho agora um rodo e um pano de chão na mão,vou assistir ao jornal. Encosto o rodo e presto atenção,o Ministro da educação está falando.Ele parece estar meio desconfortável então tento entender o que se passa.Ah tá,mais um ano onde os alunos se preparam para o ENEM e tudo dá errado. Perguntas sem respostas,gabaritos errados,conteúdos desconexos e a possibilidade da prova ser refeita e novamente,por conta do tempo,dessa vez das matrículas,as universidades não usarem os resultados das provas.2º pergunta: Não tem um ditado que diz que ¨errar é humano e persistir no erro é burrice¨?


Chega! Casa arrumada,vou pegar um café e desfrutar tranquila daquilo que realmente gosto:futebol. Zapeio no controle procurando o que mais me agrade.O Curitba está na primeirona novamente!Parabéns ao ¨Coxa¨! Próximo assunto: Copa do Mundo. Debatedores em polvorosa,o estádio de abertura dos jogos foi anunciado pela CBF: É o estádio do Coríntias... mas escuta,o Coríntias não tem estádio,ainda vai ser construído e, segundo o seu presidente,somente para 45 mil pessoas e a FIFA determina que para a Copa, o mínimo seja de 60 mil. E o resto? quem vai pagar? O Coríntias diz que não paga,a iniciativa privada eu duvido,no máximo uma parte, então quem vai coçar o bolso? Ah,sou eu com os meus impostos,igual no PAM né ? E eu nem sou corintiana, não sou se quer Paulista,provavelmente nem assistir aos jogos da Copa ao vivo eu vou mas democraticamente parece que pagar..... .3º pergunta: Me reponde aí, Renato Russo, você que já está noutra e deve ter  um entendimento melhor do inacreditável: 
¨Que país é esse?¨
 (publicado originalmente em 10/11/2010)