segunda-feira, 11 de abril de 2011

De Volta Às Quatro Linhas

Alô! Alô! Minha Gente, Alô, Alô que o papo hoje é futebol nas quatro linhas!

Em São Paulo, na estreia de Muryci,o Santos empatou e não empolgou. Tenho a sensação de que o Peixe,como uma diva do cinema,se perde em louros do passado,Ganso,Elano e Neymar,tem nome e futebol mas este é um jogo de equipe e no elenco do Santos, não é o que parece.Tomara que o novo comandante consiga dar ao time a personalidade de grupo que ele precisa.
O Coríntias,amarga a 5ª derrota em nove jogos. São Paulo e Palmeiras,fizeram o dever de casa e se mantém na vice e na liderança do Paulistão.

Falcão foi confirmado como novo técnico do Inter.Boa sorte ao ídolo na empreitada Colorada.

Na Cidade,embora mais triste,ainda Maravilhosa, o Fluminense não convence,com um futebol que em nada lembra o do campeão brasileiro do ano passado, venceu no final de semana, garantido a liderança do grupo B . O Botafogo não se entende em campo,perde gols feitos e apesar da tentativa de Caio Júnior de dar ao time um ar mais ofensivo,as coisas não saem como o esperado.

O Flamengo,invicto e garantido na final,mostra um futebol eficiente mas não emociona e Ronaldinho Gaúcho,embora não acredito que vá apresentar o futebol que,no passado,lhe fez a fama,ainda está muito aquém do esperado.
O Vasco,sofreu mas venceu e aos poucos se define como equipe mas ainda há arestas que precisam ser aparadas. Eder Luís,é mestre em gols cuja bola faz curvas estratosféricas com vento a sudoeste mas aqueles simplinhos,jogador,bola e goleiro,lhe fogem dos pés além da conta. Felipe,talvez pela idade,talvez pela personalidade,oscila demais e acaba ditando o ritmo do jogo e a zaga,titubeia quando não pode.Contra o Cabofriense,foi um jogo emocionante mas era quase obrigação,uma goleada,apesar das incríveis defesas do goleiro adversário.
Ricardo Gomes ainda tem muito o que fazer para o Vasco chegar ao brasileiro nas condições que deve para disputar título.

A nota de cidadania e elegância vai para o Volei Futuro que deu um show contra o preconceito e a intolerância,com seu libero de uniforme arco-íris,a torcida com bandeiras e os gandulas de cor de rosa, mostraram estarem em perfeita sintonia com o futuro que carregam no nome.Parabéns!

A minha nota triste, vai para o rebaixamento do América,time para o qual, todo Carioca,apaixonado por futebol,guarda no coração,um lugar especial. De qualquer forma,do lado de cá,eu ¨hei de torcer,torcer,torcer,hei de torcer até morrer,morrer,morrer,pois a torcida Americana é mesmo assim.... ¨.

sábado, 9 de abril de 2011

À Nossa Dumblane .

Alô Alô Minha Gente. Gente humilde,gente triste,gente chocada com o que viu.

Na quinta feira,7 de Abril,acordei contente,quase esquecida das decepções do texto anterior,foi uma quarta a noite com rodada cheia e muitos acontecimentos em campo e eu estava louca para me sentar aqui e falar,alegremente,sobre as quatro linhas. Não pude,fui atropelada pelo que parecia um filme de terror,atirado da tela do meu televisor direto no meu colo.

Como assim,um atirador invadia uma escola em Realengo e matava crianças? Este país é o Brasil,aquele é o Rio de Janeiro,cidade de sorrisos largos,da roda de samba,dos melhores amigos de infância,feitos à 5 min atrás!Isso não acontece por aqui, ou este louco errou de país ou as legendas da reportagem estão trocadas!

Era mesmo aqui,no meu país,na minha cidade. Mais tarde,pesquisando descobri que não era a primeira vez,nunca em tamanha proporção mas já havia acontecido antes.
Onze crianças,entre 12 e15 anos mortas,mais de 60 tiros disparados,10 crianças ainda continuam internadas,o atirador morto por um PM herói, avisado por um super-menino,que mesmo tendo levado três tiros,conseguiu fugir e chamar o policial que fazia uma blitz ali perto e a sociedade estupefada diante de tanta dor e barbárie.

Neste horror, que nos socou o estômago,que nos estapiou a cara,somos todos vítimas e culpados e cabe a nós, sociedade que ,direta ou indiretamente,facilitou o acesso de um psicótico à armas de fogo,que não conseguiu resolver a contentento a equação que coloca juntos, segurança eficaz e participação da comunidade nas escolas, cabe a nós, repensarmos nossas escolhas, reavaliar e decidir que tipo de cidadania queremos exercer e ensinar à nossos filhos .

Que a morte dessas meninas e meninos não seja em vão,que os sonhos arrancados dessas crianças e seus pais,de forma tão brutal,sirva para,pelo menos brigarmos por uma sociedade mais responsável,que saiba exatamente o real valor de todas as coisas.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

¨...Em se Plantando Tudo Dá....¨

Alô Alô Minha Gente! A Nêga anda meio sem rumo, desapontada e precisando,talvez, de bússola,para encontrar sua tribo. Se eu tivesse um mantra,ele seria: O Samba Cura e o Futebol Salva. O samba continua me curando mas o futebol...

Não aguento mais não entender patavinas. Sei que minha elasticidade intelectual não é muita e já está gasta mas não me abandonou de todo e alguns saberes, sempre prontos a serem transformados, ficaram.
Sei que desde que Caminha chegou por aqui, encantado com tantas belezas e possibilidades, que alguns maus hábitos se apossaram de nossa gente. Sei que, há séculos, o carimbo de povo pacífico, está grudado nas nossas testas mas sei também que quando foi preciso nos levantamos e brigamos por nossos direitos e é aí que eu paro e me pergunto: O que diabos está acontecendo? Sou eu que sou mesmo doida e estou fazendo tempestade em copo d'agua, dando mais importância a determinadas coisas do que o que realmente elas tem ou ninguém está percebendo a gravidade do que tem acontecido no duvidoso universo do futebol sem bola?

É verdade que eu nunca soube, ao certo, onde vão parar os impostos que pago, a saúde é um desastre, educação uma chaga, segurança uma constante interrogação, mas não é por isso que eu vou me deixar roubar calada. Não está certo usar o dinheiro dos meus impostos para pagar a construção de estádios ,na sua maioria desnecessários. Não está certo um prefeito vir à público dizer que poderá mudar as leis municipais para que elas se adequém as necessidades de tal construção. Não é certo que assistamos a tudo isso sem ao menos espernear. O preço que pagaremos para ter a COPA da FIFA aqui, não pode ser a terra devastada. Este país deveria ter outras prioridades.

Eu sou doida por futebol e é claro que gostaria de ver nosso povo receber a COPA mas tudo isso está indo longe demais  e o que é pior é que as coisas estão perdendo cada vez mais o controle, bem debaixo de nossos narizes mas ninguém, ou quase ninguém, se mexe.Eu assisto a todos os jornais, de TV aberta e paga e posso garantir que raramente se toca no assunto e quando fazem, parecem falar de outro país, tudo está lindo, maravilhoso e perfeito e eu é quem estou louca, brigando com a televisão e falando com o vento.


Quando será que acordaremos? Se é que vamos.

quarta-feira, 30 de março de 2011

¨Se Oriente Rapaz ¨

Alô Alô Minha Gente! Alô Alô que o sol finalmente saiu e a nêga tá doida pra desabafar! 



Desde a última vez que me sentei aqui para falar,especificamente do que acontece dentro das 4 linhas,muita coisa aconteceu. O Fluminense desandou o doce e Muricy pediu o boné,alegando falta de condições para trabalhar,já que com gramados esburacados,vestiários enfestados de ratos e departamento médico mal equipado,seus jogadores sofriam,ele não conseguia extrair do elenco o que precisava e,consequentemente,não ganhava os jogos. Sendo assim,ficando claro que a prioridade da nova diretoria eram as categorias de base e não o profissional,ele achou melhor puxar o carro.

Outro que também começou a se desmilinguir foi o Botafogo e ¨papai Joel¨,magoado com a torcida e,certamente,com as críticas de alguns jogadores,foi cantar noutro terreiro.

O Vasco,por outro lado,com a chegada de Ricardo Gomes e de alguns reforços,parece estar encontrando o caminho do gol.

Já o Flamengo,está garantido no 2º turno do Carioca,continua invicto mas não tem ganho nem um joguinho se quer. Não tem centro avante,está com um meio campo confuso e o ¨Profexor¨ ... ,é uma ingognita sem o apoio da torcida.

No meio de tudo isso,Rogério Ceni marca seu centésimo gol, Luís Fabiano é apresentado no São Paulo e a novela da volta de Adriano,depois de muita polêmica,acaba com ele indo para o Parque São Jorge.


Acontece,minha gente,que de todas essas notícias,nada me chocou mais do que uma que eu li ontem no site da ESPN.Um menino,de 15 anos,jogador da base do Santos,foi renegociar seu contrato,pedindo valores estratosféricos e luvas de campeão mundial.O contrato,deste menino de 15 anos,cuja tentativa de renegociação,gerou a notícia,já era de 25 mil reais por mês.

Quando eu li este valor,sinceramente,achei que tinha visto errado,me confundido com a vírgula,porque não era possível que um imberbe,na categoria de base,ganhasse um salário desta monta. O que,na vida deste menino,justifica um salário desses? Mesmo que ele seja fenomenal,uma mistura de Messi com Maradona,Pelé e Garrincha,ainda assim,isso para mim é uma completa aberração,uma inversão de valores alucinada. Quer dizer,a família que tem a sorte de ter um moleque bom de bola e que consegue passar numa peneira,vai vampirizar a criança vivendo as suas custas? De onde eu venho,o nome disso é exploração de menor e existe lei federal  que pune este tipo de conduta.

Sou absolutamente a favor de que os clubes invistam em suas categorias de base,que blindem seus pequenos genios,que forneçam a ajuda necessária às suas famílias mas dentro do limite do razoável,25 mil reais por mês é ridículo,ninguém ,salvo doenças graves ou coisa que o valha,precisa deste dinheiro todo para se manter.

Enfim,no meio de tanta insanidade que acontece neste universo duvidoso do futebol sem bola,esta parece ser só mais uma,entretanto ,é bom que fique claro,que não se passa no triturador de lixo os valores de um cidadão em formação,sem que isso cobre,mais tarde,um preço muito alto. Só que aí,que diferença faz se o moleque cresceu torto não é mesmo,todo mundo já tirou uma casquinha ?!

quarta-feira, 23 de março de 2011

A Traição com Fogo.

Alô Alô Minha Gente! Alô Alô que a nêga hoje acordou com vontade de contar histórias!

O ano era 1989 e tudo estava bem,a vida era boa,a cidade maravilhosa,os dias ensolarados e minha alma e meu coração completamente preenchidos pelo grande amor que desde sempre fora meu. Num dado momento,no início daquele ano,entretanto,algo mudou e deslocou meu eixo.

No começo,tudo foi acontecendo muito devagar,só um leve perceber,quase uma sombra sentida pelo canto do olho mas mesmo assim,com uma força extraordinária. No momento seguinte,como se regido por uma ordem universal misteriosa,onde quer que eu fosse,com quem quer que eu falasse,o nome dele surgia e antes que eu me desse conta, já havia sido engolida por aquela incompreensível paixão.
Não me pergunte porque eu estando feliz aonde estava,satisfeita e plena,me deixei arrastar mas o fato é que me deixei e mergulhei inteira naquele ilícito desejo. Não sei se foi o seu porte altivo e orgulhoso de si ou sua generosidade ou ainda aquela tristeza que eu sentia no fundo dos seus olhos,fruto dos tropeços  e decepções que havia passado,seja por que motivo for,começava ali a minha tórrida história de traição.

Durante aquele ano,às vezes no meio e sempre nos finais de semana com o cair da tarde,nós nos encontrávamos e a cada encontro era como se o mundo tivesse acabado de ser criado e todas aquelas emoções que eu sentia ainda não possuíssem nome,eu era Catherine na pele da ¨Belle de Jour¨.
Logo eu já não me preocupava mais em esconder,gritava para quem quisesse ouvir,o vulcão que em mim eclodia,abusadamente deixava transparecer em cada poro o prazer que me tomava.

A família estupefada,já não falava mais nada,principalmente meu pai,tão certo da minha vida certa,olhava aquilo tudo como se fosse um episódio de ¨Além da Imaginação¨.
Cada vez mais aquela loucura se enfronhava pelas esquinas da minha alma,revelando ruas e becos que eu desconhecia em mim. Cada vez mais cada grito,cada gemido se tornava mais intenso e único.

Assim o ano foi transcorrendo,num turbilhão de emoções embora conhecidas,completamente novas mas como tudo tem um fim,o ano foi-se indo e com ele aquela febre. Como num passe de mágica ou como se eu acordasse de um sonho profundo e estranho,com o fim de 1989,tudo aquilo passou.Tudo voltou exatamente para onde estava antes da montanha russa da minha loucura se por à funcionar.

Quando 1990 começou,eu estava bem,a cidade era maravilhosa,os dias ensolarados e minha alma e meu coração ,novamente calmos,estavam preenchidos pelo grande amor que havia sido meu desde sempre.
Daquilo tudo ficou um olhar diferente sobre a possibilidade de possibilidades,um enorme carinho por aquele que se fez meu amante de maneira tão inquestionável e a certeza de que estou realmente aonde e com quem quero estar.

Esta é a história de quando eu traí o Gigante da Colina com a Estrela Solitária.
Não foi por interesse,porque tudo começou antes do Campeonato vencido e no ano seguinte,amarguei e paguei o meu quinhão. Foi paixão genuína, foi Maleita.

Porque fui me lembrar desta história tanto tempo depois? Não sei,talvez porque adore ¨papai Joel¨ e tanto sua vinda para o Botafogo quanto sua saída,tenham sido pontuadas pela presença do Vasco.Talvez só porque eu esteja ficando velha e goste de revisitar o passado.
 

sexta-feira, 18 de março de 2011

¨Domingo eu vou ao Maracanã ¨....

Alô Alô Minha Gente! Alô Alô que a nêga tá doida,embriagada pela nostalgia de um tempo que para sempre ficará preso num passado impossível de ser revivido além das lembranças.
Como de costume,levantei-me cedo e logo fui cuidar da vida. Casa para arrumar,canis para limpar,quintais para varrer e em seguida dar uma espiada nas últimas notícias. Foi aí que deparei-me com a foto das obras no Maracanã e fui invadida por uma tristeza sem fim.

Não quero entrar no mérito de questões já tratadas pela parte séria da imprensa esportiva,a sangria de dinheiro público,a falta de explicações lógicas para a construçaõ de estádios onde eles não são necessários e vai por aí a fora,meu questionamento aqui é outro.
Fico cá divagando e tentando entender para onde irão os torcedores,quando todos estes estádios,entupidos de uma modernidade piracotécnica,ficarem prontos. Entendo que os campos precisem de uma drenagem melhor,de uma cobertura maior para que o torcedor não morra de pneumonia ao assistir jogo em dia de chuva,talvez até uma purpurina,cadeiras confortáveis,vestiários bonitinhos mas e o preço disso tudo? Se hoje,sem nada disso o ingresso para ver seu time já é uma fortuna,imagine quando Domingo no Maraca for igual a noite de gala?

Me lembro a primeira vez que fui ao Maracanã,atracada à mão de meu pai,com o coração na boca estupefada com toda aquela gente,todo aquele burburinho,a almofadinha do meu time debaixo do braço,caminhamos pelo corredor até entrarmos no túnel que dava acesso as arquibancadas e de repente aquele imenso mar verde surgiu na minha frente. Foi a coisa mais linda que já vi na minha vida.
Completamente tomada por uma emoção indescritivel,procuramos um lugar no meio da torcida. A batucada,as bandeiras,a Geral lotada de todo o tipo de gente,alguns fantasiados,todos correndo para lá e para cá,fogos de artificio,o nome dos jogadores gritados em uníssono,água,cachorro quente,mate mariola(ai que vontade de comer mariola!).
O jogo começa e eu sem conseguir decidir para onde olhar,se para o campo,para a trave do gol,o juiz,(era assim que se chamava),a bola,a torcida,ou se olhava para meu pai que parecia envolto numa aura de mistério,cidadão de um mundo a parte,o mundo dos apaixonados por futebol,pela magia de estar lá,vendo seu time em campo,lutando junto com eles em busca da vitória,como se cada lance fosse o mais importante ,o último e dele dependesse a vida de cada um de nós.

Embora desde sempre o futebol,através de meu pai,tenha feito parte da minha vida,daquele dia em diante a paixão por este esporte me ganhou por completo mas se essa cena fosse transportada para os dias de hoje,ela não teria acontecido,meu pai jamais teria dinheiro para me levar aquele jogo e eu não seria quem sou,não teria essa lembrança que determinou parte da minha história. E é aí que eu me pergunto,quantos pais não podem levar seus filhos aos estádios porque o preço é proibitivo? Não podem hoje e certamente não poderão leva-los amanhã. A Geral já não existe,as arquibancadas sumiram e os ingressos sobem mais a cada dia.A destruição do Maracanã,(sim porque o Maraca acabou,foi posto abaixo.),leva consigo um pedaço de cada Carioca, da nossa alma,da nossa identidade.

É uma pena que queiram extirpar dos estádios quem realmente faz do futebol,do espetáculo,a maravilha que ele é. Pra quem pode,sobram as tvs pagas ou o nosso bom e velho radinho que também embalou meu sono por muitos Domingos na infância mas esta é outra história. 

sábado, 5 de março de 2011

Na Passarela do Caledoscópio

Alô Alô Minha Gente,Alô Alô que é Sábado de Carnaval!.... Mas aqui aonde eu moro,está chovendo sem parar e fazendo tanto frio que não dá vontade de por nem o nariz na rua então,Internet para que te quero.
Passeio pelos sites que costumo frequentar,me aventuro por outros,entro aqui,saio acolá e lá pelas tantas o título de uma coluna me chama a atenção,me ponho a ler e a cada parágrafo lido meu queixo se deixa levar mais e mais  pela força da gravidade.
A dona da coluna,uma jornalista bonita e com um texto bem escrito,tentava fazer um paralelo entre a visita da presidenta Dilma à Ana Maria Braga e a escolha de Sandy para fazer o comercial de uma marca de cerveja.
Ao longo do texto,a jornalista deixava claro o seu inconformismo com a petulância de Dilma em querer se mostrar como uma mulher normal,capaz de falar sobre batons,cozinhar omeletes e sentir falta de ninar o neto. Mais dificuldade ainda, sentia a moça em aceitar a Sandy de cabelos loiros,a boca pintada de vermelho,lambendo os beiços com cara de sexy num anuncio da famigerada cerveja.

Num outro momento,encontro o depoimento de Toninho Cerezo,que se viu obrigado a vir a público declarar seu amor por seu filho/filha, diante da enxurrada de pontos de interrogação lançados pela imprensa,depois que a maravilhosa Léa T ,se tornou conhecida em terras tupiniquins.

Lembrei-me então de um texto do jornalista Lúcio de Castro, que li faz pouco tempo, e é mesmo lamentável ,como ele ressaltou,que tenhamos perdido,(se é que algum dia tivemos),a capacidade de olhar o todo,de perceber o que está além do óbvio,que gostemos tanto de etiquetas classificatórias.
Porque será que o que foge do padrão nos assusta tanto? Temos paúra do que não compreendemos no outro ou do que isto causa a nós e ao nosso universo pequenininho e arrumadinho?

Somos todos imensas colchas de retalho,cada um de uma cor, cada um com um desenho diferente e pobre daquele que não se acha capaz de ousar,de mudar, de transgredir.Que se pensa estagnado,presa de uma fôrma segura onde tudo é preto ou branco,certo ou errado,claro ou escuro.
Porque a Sandy não pode ser puta e santa? Ou a Dilma,sargentão e doce vovozinha ? Ou Léa T, homem e mulher? Porque? Ou será que podem desde que de foma recolhida,dentro de seus lares e bem longe das vistas de um público que não quer se sentir ameaçado pela ousadia e desprendimento alheio? Que não admite que a segurança de seus saberes embolorados seja chacoalhada por quem não aceita rótulos,por quem pode ser livre?


Este filme,onde somos todos forçados a vivermos,por força de costumes arcaicos ou crenças equivocadas,dentro de lindas caixinhas douradas,dizendo amém para qualquer idiotice que nos empurrem goela abaixo,eu já vi e o final,minha gente,não é nada bonito.

Respeitemos o sagrado espaço da diferença e mil vivas as Leas,Dilmas Sandys,Marias,Cássias,Brunas,Rogerias e aos Leandros, Toninhos,Lúcios,Chicos,Adrianos, Renatos, todos juntos e misturados,formando uma enorme explosão de cores sem regras nem padrões,sem nomes nem sexo,só gente,criativa,inteligente,multifacetada e inteira em cada parte .

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Assim É se lhe Parece

Alô Alô Minha Gente! Não sei se a nêga está doida mas certamente está confusa e boquiaberta!
Há algum tempo atrás,eu escrevi,não me lembro mais aonde,que futebol é coisa séria...ledo engano o meu.Talvez,séria seja a paixão do torcedor mas fora isso,seriedade não parece ser uma palavra que frequente o universo do futebol brasileiro e os últimos acontecimentos, não deixam dúvidas.
Vejamos:

Copa da FIFA:
Seria,segundo o presidente da CBF,a copa da iniciativa privada.Pelo andar da carruagem,só se eu não entendi direito e ele estava se referindo aquela louça de banheiro,porque ausência de dinheiro público é exactamente o que nós não estamos vendo,na verdade 98,56% dos 23 bilhões destinados para as obras da Copa,sairão do BNDS, Caixa Economica e Infraero.
Outra angustia que me assola é definitivamente não conseguir entender porque para sediar jogos da Copa,são escolhidas cidades que não tem nem estádios,nem clubes que possam aproveita-los depois e as que já tem alguma infraestrutura,ou são ignoradas ou tem que por abaixo seus espaços para começar do zero,custe o que custar. 
Como dizia o jargão de um personagem humorístico do meu tempo de menina,¨brasileiro é tão bonzinho¨.
É nojento ver a roubalheira correndo solto sem a população dizer nem um ai,provavelmente sem sequer perceber o tamanho do rombo no próprio bolso,enquanto o senhor Ricardo Teixeira e seu séquito se locupleta e ri.

Taça das Bolinhas:
Que o torcedor precise da concretude de um objeto que simbolize a vitória de um campeonato ou de seis,a gente entende mas daí a assistir,ao vivo e a cores,para todo o Brasil e o mundo via satélite,dois dirigentes se engalfinhando por esmola da CBF,na figura de uma taça,horrorosa por sinal,é um pouco demais.Nunca houve por parte nem da imprensa nem de ninguém,nenhum questionamento à respeito desta conquista do Flamengo. Não há Q.I. que de conta de digerir a egotrip do senhor ¨Juvenal nem a pau¨,lambendo os beiços e atracado com a taça a cuspir marimbondos nas entrevistas e não há desculpas para o comportamento subserviente de Patrícia Amorim que tem primado pela ousadia mas escorregou quando perdeu a oportunidade de mandar todos as favas e não vender sua força por preço tão inócuo. Conclusão? Um verdadeiro revival dos filmes de Jerry Lewis mas numa versão pra lá de B.

Clube dos 13:
É realmente de doer! O C13, nasceu para fortalecer os clubes,que lutando em conjunto seriam mais fortes e teriam melhores condições de brigar por interesses que eram comuns .Nasceu com a promessa de se formar uma liga que pudesse inclusive levar clubes brasileiros para representar o país lá fora, sem,necessariamente,o aval da CBF e sua gula.
De tudo o que se propôs o C13 só levou a cabo as negociações dos direitos de televisão e não há como negar que sua participação esteve muito aquém do desejado.Nunca houve uma discussão séria a respeito de calendário,nem da organização dos campeonatos mas ainda assim a quantidade de caroço embaixo deste angú que está desmilinguindo com o C13,é de assustar.
A questão não é se o C13 é ou não representativo,ou competente,o que se deve perguntar é porque exatamente agora,nas vésperas da licitação e com valores tão mais altos do que os passados,toda esta debandada acontece? Porque capitaneados pelo presidente do Coríntias? Porque era tão importante seduzir Patrícia Amorim? O que podem ganhar clubes de torcidas menores,negociando em separado? Para onde está indo o futebol brasileiro e toda a sua diversidade? E por último,pare e pense só um minuto,se Kleber Leite tivesse sido eleito haveria essa queda de braço entre CBF e C13?
Não fica muito difícil perceber que briga é essa quando se olha com um pouco mais de atenção e também fica fácil descobrir quem sairá perdendo com essa politicagem barata e coronelista.
O que mais me espanta é que por mais que eu tente,não consigo crer que os dirigentes não percebam que estão caminhando rumo ao desfiladeiro.Flamengo e Coríntias tem as maiores torcidas e por isso é compreensível que queiram uma fatia maior do bolo mas o que pensam os dirigentes de Palmeiras ou Vasco ,ou qualquer outro time de médio porte? Quanto eles acham que vão levar se negociarem sozinhos? E essa aproximação duvidosa com a CBF,eles pensam que será vantajoso a troco de que?
Não sou contra a reformulação do C13,se o melhor for que ele desapareça,que seja,só questiono o momento e as razões que estão por traz dessa manipulação.
É, parece que o futebol realmente não é serio e nem há nele,lugar para quem esteja disposto a colocar interesses pessoais em segundo plano. Para comprovar até onde vai o descaso de quem preside a entidade maior do futebol brasileiro, leia um trecho da contestação da CBF,no julgamento onde foi condenada ,em 1ª  instância,juntamente com a FPF,por fraude e manipulação de resultados nos campeonatos Paulista e Brasileiro de 2005:
            A CBF afirma que ¨medidas como a presente ação,querem emprestar ao futebol uma dimensão que um esporte não tem nem pode ter,contribuem para a desinformação do povo,já em si mal aparelhado intelectualmente,sabendo-se que ,segundo o IBGE,no Brasil,70% da população é formada por analfabetos funcionais,ou seja,pessoas incapazes de entender o que lêem ¨. 


Se esta é a opinião do senhor Ricardo Teixeira a respeito do futebol que ele comanda e dos esportes em geral, se ele e a entidade que preside,creem que o povo que enche os estádios é formada por uma massa estúpida e acéfala,que mais se pode esperar além da tranquilidade com que tenta nos fazer de palhaços.
Que se salve,ao menos, a paixão do torcedor,porque nesse mar de lama é a única coisa verdadeira.



quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

¨Adeus Batucada¨

Alô Alô Minha gente! Que bela quarta a de ontem ou deveria dizer que bela semana,já que desde segunda as notícias não param?
Comecemos pelo assunto que dominou e,certamente,ainda dominará os noticiários: A despedida de Ronaldo.
Ninguém,em sã consciência,ousa por em dúvida o talento inigualável de Ronaldo mas,convenhamos,se despedir dos campos ele pode até ter feito somente agora mas o belo e preciso futebol já o havia abandonado,desde 2009 que não víamos o Fenômeno mas como só que usa o sapato é que sabe onde lhe aperta o calo e ele resolveu continuar e se o Coríntias não tivesse sido eliminado na pré-Libertadores,certamente ainda o veríamos na tentativa desesperada de driblar o tempo com a mesma facilidade e categoria que fazia com os adversários.
Para quem ama futebol é sempre triste quando um gênio para mas foi melhor assim,já vimos a decadência derrubar em público outro grande ídolo e não é bonito.Sábia foi Greta Garbo,que se retirou no auge e deixou todos nós delirando com sua beleza e talento cristalizada nas telas.
Na sua entrevista de despedida,tudo muito calculado mas nem por isso menos emocionante.A nota triste vai para a bobagem de tentar justificar sua compreensível falta de pasciencia em se manter em forma,com um distúrbio que todos sabem,não interfere e tem tratamento permitido para quem vive do esporte.Lamentável,também,embora não cause surpresa,foi ver que, a exemplo de Pelé,Ronaldo virou rapidamente garoto propaganda da C.B.F. e beija-mão de Ricardo Teixeira como,lindamente,ilustra a foto que saiu hoje na Folha: Ronaldo no meio,sentado como um rei,o presidente da C.B.F. de um lado e Geraldo Alkmin do outro,numa bajulação deplorável para R 9 e para o futebol brasileiro que poderia ter na figura carismática do ídolo,alguém que realmente lutasse para defender,agora fora dos campos,o nosso futebol.

  Mudando de pato para ganso ,mesmo sem nenhum dos dois em campo,a quarta feira foi recheada de bom futebol.
Na libertadores,a estreia do Cruzeiro foi memorável, 5 x 0  no mesmo Estudiantes que lhe havia roubado o sonho em 2009.As glórias vão para Cuca por sua ousadia em apostar na lateral esquerda com Gilberto,e no meio campo com Roger,que aparentemente mais maduro,abriu mão da mania feia de prender a bola e compôs com o elenco,driblando Verón e marcando o 2º gol.Além disso,argentino por argentino,viva Montillo que ,como sempre,fez a diferença.
  Na Copa do Brasil,Flamengo,apesar da vitória de 3 x 0 no Murici,não jogou bem.Lento,com muitos passes errados,defesa confusa,no 1º tempo o Murici chegou a dominar a partida em alguns momentos. No 2º tempo,o profexor acorda e o time melhora,contando com a falta de preparo físico do adversário e o erro do técnico que recua a equipe,o Flamengo se aproveita e define a peleja.Para as torcidas valeu já que de um lado teve o chapéu de Everlam em Ronaldinho e do outro o gol do R 10.
  No São Paulo os destaques vão para Lúcio,que para mim é o titular absoluto, para Dagoberto,que além de brilhante,marcou 2 gols e para Fernandinho ,autor do 3º gol do tricolor Paulista.


       Para não dizer que não falei de flores,pela Liga dos Campeões deu Arsenal,provando que o Barça,apesar de tudo não é invencível.Mesmo com Messi e companhia,não apresentou o futebol que lhe fez a fama.Sem volume ofensivo e com muitos erros, o Arsenal soube aproveitar as chances,principalmente no 2º tempo,ganhando de virada por 2 x1, com gols de Van Persie e Arshavin. Esperemos o jogo de volta.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Tabú , Pó de Arroz e Tango !

Alô Alô minha gente,que ontem foi dia de amistoso(?) da seleção e início da Libertadores para o Fluminense e a Nêga ficou doidinha na frente da telinha!
Vamos começar pela seleção,o que é que foi aquilo minha gente? Um jogo truncado,o Brasil sem conseguir ter saída de bola,verdadeiras crateras,principalmente nas laterais,um festival de passes errados e uma marcação confusa e mal feita.
Nos primeiros 10 minutos ,até que o Brasil foi para cima,chamando o jogo e indo para o ataque mas bastou a França apertar a marcação,para todos esquecerem o que fazer com a bola e aí foi um desastre,não saia uma boa jogada,o nervosismo começou a gritar e aos 39 do 1º tempo Hernane é expulso por conta de uma bobagem sem par.Para que aquele pé naquela altura meu Deus?
No 2º tempo,sem alterações,Robinho recua,Pato,que já não estava convencendo como centro-avante,fica isolado na frente e Renato Augusto e Elias sobrecarregados na marcação.Com um homem a menos ,os vazios ficam ainda maiores,ninguém do lado esquerdo e num erro rídiculo da zaga o Brasil toma o 1º gol.
Com a porta arrombada,Mano resolve mexer, (demorou demais) ,um volante e um no meio campo. Não fez muita diferença.Entra Sandro e Jadson na tentativa de dar mais agilidade ao ataque,logo em seguida sai Pato e Elias para a entrada de Hulk e André mas o melê de devoluções e cruzamentos errados já tinham levado a vaca para o brejo.
Vivas para Júlio Cezar que, de volta a seleção,salvou o Brasil de levar,pelo menos,mais 2 gols.

Já o Fluminense,se comparado com a seleção,jogou bem mas também deixou a desejar,levando-se em conta que empate em casa,não é bom negócio.Fred fez falta,Diego Cavalieri decepcionou e a zaga, não precisa nem dizer,gol de cabeça,de um baixinho de 1.60 ,duas vezes foi dolorido.Aqui, os louros vão para He-man, que alheio ao nervosismo da equipe fez seu dever de casa direitinho.
A estrada para o Flu é duríssima mas além de ser um time de guerreiros é comandado por Muryci,o que já é meio caminho andado.Então que venham os próximos!